Claro demonstra Gigabit LTE operando na rede em São Paulo

A demonstração de Gigabit LTE é a primeira a ser realizada no Brasil, utilizando espectro licenciado e não licenciado através da tecnologia LAA (Licensed Assisted Access), abrindo caminhos para o 5G

São Paulo, 02 de outubro de 2017 – A Claro, em conjunto com a Ericsson e a Qualcomm Technologies, uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, está demonstrando com exclusividade e pioneirismo o Gigabit LTE, uma evolução da rede LTE. Pela primeira vez no Brasil, velocidades desta ordem são atingidas numa rede móvel, utilizando a tecnologia LAA, que oferece maior velocidade de download de dados aos clientes com smartphones compatíveis.

(Reprodução/Internet)

A tecnologia combina o uso de espectro não-licenciado na faixa de 5GHz, atualmente utilizado por redes Wi-Fi, junto com espectro licenciado para 4G, nas frequências obtidas em leilão pela Claro, através do recurso carrier aggregation (agregação de portadoras de frequência) para aumentar a capacidade da rede e velocidade de downloads. Além disso, as funcionalidades de MIMO 4×4 e 256QAM, disponíveis na rede 4.5G, também são necessárias para atingir estas velocidades.

“Esta demonstração permite antecipar o futuro da conectividade móvel e a evolução que teremos nos próximos anos. Além de todos os novos recursos da rede 4.5G em implantação pela Claro no Brasil, estamos somando os recursos de espectro licenciado pela Claro e também ativando LTE em espectro não licenciado, em frequência utilizada para redes Wi-Fi. Como demonstrado, a tecnologia permite atingir, com a rede móvel de última geração que temos, velocidades próximas a 1 Gbps em um terminal móvel. Isso garantirá acesso quase imediato a recursos e aplicações na nuvem, aplicações avançadas de realidade virtual e realidade aumentada e até mesmo trocas instantâneas de arquivos de dados, fotos e vídeos, cada vez com maior definição” disse Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

(Reprodução/Internet)

Para a demonstração, foram utilizados rádios com a tecnologia Licensed Assisted Access (LAA) disponibilizada pelo portfólio de small cells da Ericsson Radio System (Radio 2205), e um terminal de testes móvel da Qualcomm Technologies, equipado com a plataforma Snapdragon™ 835 com o modem X16 LTE e conectada ao núcleo da rede de dados de alta capacidade da Ericsson, Evolved Packe Core. Toda esta tecnologia combinada com as demais funcionalidades já lançadas no 4.5G pela Claro (MIMO 4×4, 256 QAM e Carrier Aggregation), é conhecida como Gigabit LTE.

Para atingir velocidades próximas a 1Gbps no teste, foram realizadas transmissões de arquivos entre um servidor hospedado na rede da Claro e um terminal protótipo, compatível com a configuração. É uma das primeiras demonstrações da tecnologia no mundo, destacando a capacidade de inovação da Claro e a vanguarda tecnológica da sua rede no Brasil.

“Como pioneira no desenvolvimento e introdução da tecnologia LAA, apoiamos a evolução desta tecnologia através desta demonstração de Gigabit LTE com LAA em colaboração com a Claro e a Qualcomm Technologies,” disse Marcos Scheffer, vice-presidente de Redes da Ericsson no Brasil. “Estamos orgulhosos em apoiar a Claro na utilização do LAA em sua evolução de rede, que inclui nossa solução de small cell, de forma que possa oferecer velocidades de dados mais rápidas e maior desempenho de rede a seus clientes.”

(Reprodução/Internet)

“A Qualcomm Technologies foi pioneira na adoção do LTE em espectro não-licenciado e teve um papel importante no desenvolvimento da tecnologia e em sua padronização no 3GPP, comercialização, aprovação nos órgãos regulatórios competentes, e agora está apoiando os testes e lançamentos desta tecnologia pelas principais operadoras globais. O modem Snapdragon X16 LTE, integrado na Plataforma Móvel Snapdragon 835 está na vanguarda para possibilitar o Gigabit LTE com LAA. Esperamos um grande número de smartphones premium com Gigabit LTE disponíveis no mercado internacional até o final deste ano, e no Brasil, em 2018,” disse Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior e Presidente da Qualcomm América Latina, Qualcomm Technologies, Inc.

“Esta demonstração com a Claro é mais uma prova de que o Gigabit LTE está ganhando momento, e nosso trabalho conjunto com a Claro e com a Ericsson ajuda a garantir que milhões de consumidores terão acesso a algumas das mais avançadas tecnologias LTE Advanced. A evolução da rede da Claro ao Gigabit LTE é um marco importante e esperado por possibilitar velocidades médias de download na ordem de 1 Gbps e é essencial na construção e entrega de novas experiências aos consumidores”, finaliza.

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.