Advertisement

É fácil concluir e imaginar que grande parte dos usuários Windows não conhece a maioria das ferramentas e utilitários do Sistema Operacional da Microsoft, isso porque, ou elas são difíceis de serem descobertas, por não serem intuitivas, ou é necessário que o usuário detenha de conhecimentos específicos a cerca do Windows.

Hoje, eu vou mostrar três truques que você provavelmente não conheciam aí no seu Windows que, quem sabe, podem se tornar ferramentas úteis para você, usuário.

Modo Deus “GodMod”

Muitas pessoas, sejam usuários comuns ou até mesmo Técnicos em Informática, não sabem da existência do Modo Deus – “God Mod” do Windows. Sobretudo para os Técnicos de Informática, que trabalham com gerenciamento de sistemas e recursos e, também, configurações do Sistema Operacional, essa pode ser uma grande aliada na hora de vasculhar por ferramentas administrativas para suas operações.

Para “acessar” o Modo Deus, na verdade é preciso criá-lo. Para isso, crie uma pasta em qualquer diretório, pode ser na sua Área de Trabalho, e renomeia-a para:

“GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” – sem as aspas

GodModFolder
Criando a pasta GodMod (Fonte:TecDuos)

Após criar e abrir a pasta, você terá acesso de maneira mais rápida a diversas ferramentas de configuração e gerenciamento do Windows e outros recursos.

GodMod
GodMod: Ferramentas e Configurações(Fonte:Tecduos)

Minimizar e Maximizar Janelas

Você pode tá se perguntando o por quê eu vou te ensinar a maximizar e minimizar janelas do Windows… a resposta é simples: você não precisa clicar nos botões no canto superior direito da janela.

Existe uma facilidade do Windows que nos permite dar ênfase a uma janela aberta dentre várias outras. Suponha que você esteja com dez aplicativos diferentes abertos (supondo que todos estejam com janelas abertas e não em background) e deseja que apenas uma fique visível enquanto as outras nove minimizam automaticamente.

Advertisement

Para fazer isso, basta clicar e segurar na barra superior da janela desejada e “chacoalhar”. E para retornar com todas as janelas visíveis novamente basta repetir o gesto novamente. Ta curioso pra testar? Antes disso confere o exemplo que eu preparei:


Rotacionar a Tela da Área de Trabalho

Esse pode ser um recurso interessante para você que queira usar seu monitor Widescreen ou de formato retangular no modo vertical, ganhando espaço na altura e reduzindo a largura.

Para isso, basta combinar as teclas Ctrl + Alt + (setas de navegação)

Exemplo:

Área de Trabalho na vertical – exemplo

Isso permite que você possa virar seu monitor, caso ele tenha mecanismos físicos e articulados para isso, ao passo que a Área de Trabalho também segue a rotação. Ou, até mesmo, pode ser útil para casos acidentais, evitando o desespero.

Gostou das dicas? Você já conhecia alguns desses truques? Comenta aqui em baixo. Abraços e até a próxima.

Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui