A 99Pay, carteira digital da 99, anuncia seu reposicionamento de marca para o mercado. A fintech, que tem se consolidado como uma das principais carteiras digitais do Brasil, conta atualmente com 15 milhões de usuários ativos. A estratégia começa focada na atração de novos usuários, por meio do slogan “99Pay: você já tem, é só usar” e um robusto investimento em marketing. O objetivo desta primeira fase é crescer 30% em 2024 e finalizar o ano com mais de 20 milhões de usuários ativos.
A primeira onda do reposiocionamento terá como público-alvo os mais de 50 milhões de usuários do aplicativo de mobilidade da 99, que podem desfrutar de todos os benefícios oferecidos pela 99Pay a partir do momento que completarem o cadastro digital e realizarem a verificação de identidade, na aba da 99Pay no canto inferior direito no app 99. Desde o lançamento, em meio à pandemia, a 99Pay oferece aos seus usuários vantagens e bonificações que lhe renderam posicionamento entre as dez carteiras digitais com maior número de clientes no Brasil, além de estar entre as mais competitivas, em termos de lucratividade do saldo em conta.
“Por meio da escuta ativa dos nossos usuários, estudamos onde estamos e onde gostaríamos de chegar, traçando novas metas e multiplicando os investimentos. Lançamos, apenas em 2024, dois novos serviços, além da campanha de conscientização sobre golpes digitais. Estamos redefinindo nossa estratégia de negócio, tendo em vista a proximidade com os brasileiros, para reforçar nossa missão de democratizar o acesso aos serviços financeiros”, explica Luiz Landgraff, Head de Operações e Estratégia da 99Pay.
Atualmente, a 99Pay conta com lucratividade equivalente a 110% do CDI (para valores até R$5.000,00 em saldo), Pix parcelado, pagamento e parcelamento de boletos, recarga de celular, compra e venda de criptoativos, transações instantâneas, ferramentas de organização financeira e benefícios como cashbacks e descontos.
O 99Empresta, produto de empréstimo pessoal e crédito facilitado, oferece aos usuários da carteira a possibilidade de obter dinheiro de forma ágil e sem burocracia, com opções de parcelamentos de acordo com o orçamento dos clientes. Ainda nos primeiros quatro meses deste ano, a 99Pay lançou o Acelerador de Lucros – gamificação que potencializa os ganhos dentro do app, o Buscador de Boletos e a campanha educacional de Defesa Digital, destacando o compromisso da fintech em ajudar os brasileiros a lidarem cada vez melhor com seu dinheiro.
“Os avanços dos nossos investimentos para o público se evidenciam por meio dos resultados. Quando falamos em 99Empresta, temos um aumento mensal sólido, de cerca de 6% em volume de empréstimos intermediados, com ótimos feedbacks sobre atendimento, clareza e satisfação dos clientes. Foram financiados mais de R$ 700 milhões desde o início da operação do produto, que foi lançado em 2022”, explica Luiz Landgraff.
Com a expectativa de chegar a 20 milhões de usuários, o executivo explica a preocupação da empresa também com a segurança das transações e dos clientes em todas as experiências. “A campanha de Defesa Digital, com conteúdos gratuitos, resultou em uma diminuição de 46% no volume de ameaças, somente no primeiro trimestre. Além disso, houve uma queda de 18% na volumetria de fraudes de invasão de contas”, finaliza o executivo.
Novo posicionamento da 99Pay
“99Pay: você já tem, é só usar” apresenta aos usuários a primeira etapa do novo posicionamento de mercado da marca, norteado por três pilares: confiança, que reforça o compromisso da fintech com a segurança e as vantagens financeiras oferecidas aos usuários; acessibilidade, que evidencia que a 99Pay é feita para todos e já está disponível para o público dentro do app da 99; e, por fim, possibilidades, para se destacar como parceira dos clientes no dia a dia e otimizar suas finanças. Os pilares corroboram a evolução da marca no ecossistema e trazem pontos estratégicos para seu público.
“O reposicionamento da 99Pay para o mercado se inicia a partir da identificação do território que podemos ocupar no imaginário dos brasileiros. O serviço de mobilidade da 99 é usado por mais 50 milhões de pessoas, ou seja, temos o potencial de estar mais próximos de, pelo menos, mais 35 milhões de usuários, além do que já temos hoje. É uma construção: precisamos, nessa primeira fase, mostrar para o público que já estamos disponíveis. Nenhuma outra carteira digital tem esse alcance, nesse momento”, explica Ariane Kopke, Gerente de Marketing da 99Pay.
A fintech produziu, para dar início ao novo ciclo, uma campanha de marketing completa, que começa a ser veiculada essa semana nos canais oficiais da 99Pay. Criado em parceria com a agência de publicidade The Juju, o conceito vai mostrar aos brasileiros que a 99Pay é mais uma vantagem já disponível dentre as dezenas de possibilidades no cotidiano.
Segundo Ariane Kopke, a ideia é atrair cada vez mais a atenção dos usuários para as funcionalidades e os benefícios que a 99Pay já oferece, mas que podem passar despercebidos – benefícios esses que existem para descomplicar a vida financeira, facilitar o acesso aos serviços, entregar vantagens e dar mais tranquilidade e flexibilidade para o orçamento dos brasileiros.
“Vamos trazer informações, muito humor e boas reflexões para nos aproximarmos do público, que vai perceber que usar a 99Pay é unir o útil ao agradável; daí o mote que construímos para esse primeiro momento. Para nós, o mais importante foi entender que não estamos lançando uma ação de marketing; estamos evoluindo a forma como operamos no Brasil”, diz a Gerente de Marketing, que afirma que o novo momento tem movimentado todas as áreas da companhia.
De acordo com Renato Simões, CCO & Partner da The Juju, “foi muito divertido achar exemplos prontinhos que estão por aí na nossa vida, e que atestam a premissa “você já tem, é só usar”. É o tipo de insight que nasce de uma verdade e que dá para mensagem leveza e o poder de conectar-se imediatamente com a audiência.”
Com ações OOH, campanha digital nas redes sociais, ativações e parcerias com outras marcas – que serão divulgadas ao longo do ano, a 99Pay turbinou também o investimento em mídia geolocalizada, para reforçar a proximidade com o público, independente da região, do comportamento e das necessidades dos usuários. “Estamos onde os brasileiros estão. Agora, o desafio é que todos saibam, para caminharmos juntos”, finaliza Ariane Kopke.