Como escolher o melhor roteador Wireless para sua Rede!

(Reprodução/Internet)

Existem muitas opções de roteadores e outros equipamentos de rede hoje em dia, que vão desde os mais caros e potentes aos mais baratos e simples, portanto, escolher o dispositivo que melhor se encaixa no orçamento e poderá servir bem o ambiente de rede pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, então nesse post iremos ajudar você a comprar o melhor equipamento para sua necessidade. Lembrando que nesse post, o objetivo é ajudar pessoas que tem dúvidas básicas sobre redes wireless.

Então agora vamos esclarecer algumas dúvidas que a galera tem quando estão prestes a realizar este tipo de compra:

Quantidade de Mbps:

  • Os roteadores tem em suas especificações um número que indica a velocidade máxima nominal que a sua rede local pode alcançar, normalmente ele está expresso no próprio nome do roteador. É importante ressaltar que essa é a velocidade que a REDE LOCAL(transferência de dados entre os dispositivos conectados a rede) do dispositivo pode alcançar segundo a fabricante, não significa que a velocidade da internet poderá alcançar tal número, explicaremos isso no próximo tópico.

Portas Gigabit:

(Reprodução/Internet)
  • É preciso prestar bastante atenção neste tópico, pois dependendo da velocidade da sua internet, é preciso adquirir um roteador que possua portas Gigabit Ethernet, que suportam velocidades de até 1000Mbps, diferente das portas padrão dos roteadores mais acessíveis que suportam “apenas” 100Mbps, ou seja, se você tem uma conexão que ultrapasse os 100Mbps será preciso desembolsar um dinheiro a mais para ter um equipamento que aproveite 100% do potencial da sua rede.

Quantidade de usuários conectados + Ambiente de instalação:

(Reprodução/Internet)
  • Este é um tópico importantíssimo quando se trata de criar uma rede para muitos usuários, como a rede de um hotel ou de um estabelecimento comercial, por exemplo. Temos que pensar em quantos dispositivos irão acessar a rede ao mesmo tempo, 15-40? Neste caso recomendamos fugir dos roteadores domésticos e procurar uma solução que ofereça um melhor desempenho para a rede, como sabemos que a crise está afetando a muita gente, iremos recomendar modelos com um melhor custo benefício, mas sem fugir da categoria de alto desempenho, procure modelos da D-Link como o DIR-859 caso a demanda seja de até no máximo 20 aparelhos ou para casos mais extremos como os 40-50 dispositivos é necessária a compra de um Access Point, nunca testamos os da UBIQUITI, mas já ouvi falar muito bem do modelo Unifi em uns fóruns por aí e é uma boa pesquisar um pouco para saber se é suficiente para o seu ambiente, lembrando que os APs(Access Points) precisam de um dispositivo externo para fazer o serviço de distribuição de IPs na sua rede, tudo isso deve ser  levado em conta na hora da instalação. Caso a demanda seja muito alta, o ambiente seja muito grande ou você ainda não tenha entendido como montar a rede talvez seja a hora de chamar um técnico especializado na área para analisar a situação e indicar o equipamento correto.

2.4 e 5GHZ:

(Reprodução/Internet)
  • Caso tenha pesquisado um pouco sobre os roteadores, você deve saber que existem duas bandas para a rede WiFi : 2.4Ghz: a rede que funciona em quase todos os dispositivos e tem um alcance maior que a de 5Ghz, porém sua velocidade de transferência é limitada e pode sofrer interferências facilmente devido a utilização da banda por outros dispositivos como telefones sem fio e também pela grande maioria das redes trabalharem em 2.4Ghz. | 5Ghz: essa rede funciona de forma contrária à rede de 2.4Ghz, tem uma ótima velocidade de transferência na rede local(varia de roteador para roteador) e permite que a sua internet alcance velocidades bem maiores que a rede de 2.4Ghz(varia de acordo com a conexão), além de quase não sofrer interferências devido ao fato de que pouquíssimos dispositivos trabalham com essa frequência e a quantidade de redes de 5Ghz por aí ainda é bem pequena comparado as redes de 2.4Ghz, porém o ponto negativo é o alcance, dependendo do modelo do roteador usado, a rede de 5Ghz pode se tornar inutilizável até mesmo ao sair do cômodo onde o dispositivo está instalado. Todos estes fatores devem ser levados em consideração na compra do roteador e podem fazer a diferença na qualidade da sua rede.(Obs: normalmente, os routers que trabalham na frequência de 5Ghz são identificados como “DualBand” pois em sua grande maioria, eles conseguem criar duas redes simultaneamente, a 2.4 e a 5Ghz).

Equipamentos PLC(PowerLine):

(Reprodução/Internet)
  • Aqui temos uma solução para último caso em sua rede, caso a distância que a rede deverá percorrer seja relativamente grande a ponto de ser inviável utilizar repetidores, o salvador da pátria é o PLC, equipamentos que quando conectados á mesma rede elétrica, podem ser pareados e assim levar internet a qualquer lugar da casa, via WiFi e/ou cabo dependendo do aparelho adquirido, desde que tenha uma tomada por perto. Obviamente existem perdas de velocidade considerando que a conexão é enviada pela fiação elétrica da casa, mas é a melhor opção para casas maiores onde os repetidores wireless não dão conta.

Por fim, se você mora sozinho ou com seus pais(ou responsáveis) e não tem muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo( até 10), um roteador simples de 300Mbps deve suprir as suas necessidades tranquilamente, caso sua conexão não ultrapasse os 100Mbps ou caso possua videogames e smart tvs em sua rede, o recomendado é um roteador dual-band, antes o custo deles era alto, mas atualmente já é possível encontrar modelos que não ultrapassam os R$150 e que oferecem um ótimo desempenho.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecDuos para se informar cada vez mais sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia, siga também as nossas redes sociais, nosso id é @tecduos.

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/u0264235/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778