Advertisement

Cansado de tentar instalar OpenCV no Windows? Então vem comigo!

Fala pessoal! Aqui é o Davi Colares e hoje vou mostrar como instalar a biblioteca OpenCv, que serve para tratamento de imagens, junto a IDE do Python de um jeito bem simples!

Para começar, precisamos baixar e instalar Python 3.x, nesse  tutorial estaremos usando a versão 3.7, mas escolha a versão mais estável no momento da instalação. Não se esqueça de escolher a versão compatível com seu sistema, 86(32) ou 64 bits. Caso você não saiba qual sistema é, clique aqui.

Instalação do Python; Fonte: Autor

Ao executar o instalador Python, selecione a opção Instalação Customizada.

Você deve marcar as opções ao lado e escolher um local para a instalação, eu escolhi o próprio HD, mas você pode instalar na sua pasta de aplicativos se desejar.

Em seguida clique em Instalar e prossiga com a instalação.

Instalação do Python; Fonte: Autor

Depois de alguns minutos, dependendo da velocidade do seu computador, você deve visualizar esta janela.

Não esqueça de clicar em Disable path length limit, e em seguida Close.

 

CMD_Instalação
Command Prompt executando python; Fonte: Autor

Em seguida, para termos certeza que o Python foi instalado corretamente, abra o cmd ou o PowerShell. Há duas maneiras de fazer isso, pesquisando na aba de aplicativos, ou Shift + Mouse Direito.

Digite python e em seguida dê Enter, você deve visualizar algo como a imagem acima.

Agora teremos que instalar o Microsoft Visual C++ 2017 Redistributable. Não se esqueça de selecionar de acordo com a versão do seu sistema e do seu Python, como foi ressaltado mais acima.

Baixando as Bibliotecas

Após a instalação, agora iremos baixar as bibliotecas. A biblioteca OpenCV trabalha com numpy, então teremos de baixar os dois, você pode criar uma pasta para organizá-los, mas não há necessidade. Baixe numpy aqui, no meu caso escolhi numpy-1.15.1+mkl-cp37-cp37m-win_amd64.whl. Não esqueça de escolher a versão compatível com seu sistema e com seu python.

Em seguida baixamos o OpenCV aqui. No meu caso, escolhi a opencv_python-3.4.3+contrib-cp37-cp37m-win_amd64.whl.

Advertisement

Instalando os pacotes

Agora precisaremos instalar os pacotes baixados, pelo cmd ou pelo PowerShell. Há duas maneiras de fazer, executando um dos dois direto na pasta onde os arquivos foram baixados, ou endereçando os arquivos. Optei por abrir na pasta, digite pip, que será o responsável pela instalação, em seguida o comando install, e então o nome do arquivo. Segue o exemplo do meu caso abaixo:

CMD_Instalação2

pip installnumpy-1.15.1+mkl-cp37-cp37m-win_amd64.whl

Faça o mesmo com o OpenCv, no meu caso:

pip install opencv_python-3.4.3+contrib-cp37-cp37m-win_amd64.whl

Vamos fazer um teste para ver se tudo está instalado com sucesso, tente importar o OpenCv:

import cv2

E printar a versão do mesmo:

print(cv2.__version__)
Importando OpenCv no PowerShell; Fonte: Autor

[OPCIONAL]

Talvez você tenha recebido uma sugestão para atualizar o pip, no momento não há necessidade para nós, mas caso você queira, digite isso no cmd ou PowerShell:

python -m pip install --upgrade pip

E clicar Enter.

Isso é tudo por hoje pessoal! Espero que tenham gostado, não esqueçam de curtir e comentar para apoiar o meu trabalho e qualquer dúvida é só deixar aí embaixo. Até a próxima!

Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui