Advertisement

Quando o IGTV foi anunciado pelo Instagram, a ideia era que a rede social passasse a competir com plataformas exclusivas de vídeos, como o Youtube. Para isso, era necessário convencer os criadores de conteúdo a iniciar produções para o novo serviço. No entanto, o fato da rede social não oferecer nenhum meio de monetização desestimulou muitos influenciadores a se dedicarem ao serviço. O Instagram quer mudar essa história.

A rede social revelou que está lançando algumas maneiras para que criadores possam ganhar dinheiro diretamente de suas postagens. Atualmente, a plataforma testa anúncios para o IGTV e um serviço de assinatura para quem usa as Lives do Instagram. 

Como vai funcionar

Os testes de anúncios no IGTV já estão em andamento há alguns meses, sendo que foram vistos pela primeira vez em fevereiro. Os anúncios terão duração de cerca de 15 segundos e estarão visíveis após o usuário clicar no botão “Assista ao vídeo no IGTV” em uma publicação. A empresa testará vários formatos de anúncio nos próximos meses, incluindo a capacidade de ignorá-los, para estudar a resposta dos consumidores. O segundo recurso que o Instagram está testando é o “selo de Live”. Se um seguidor desejar apoiar um criador diretamente, ele poderá comprar um “crachá” que o marcará durante as transmissões ao vivo do Instagram. Os titulares desse “crachá” terão acesso a emoticons especiais e a veiculação na lista exclusiva de membros VIP. A princípio, a proposta se mostra semelhante às camadas de assinatura do Twitch, embora seja necessário vê-las em ação para um análise mais adequada.

Quanto o criador receberá

Embora a empresa não tenha fornecido muitas informações sobre a nova ferramenta, o Diretor de Operações do Instagram, Justin Osofsky, deu ao The Verge mais detalhes. Os criadores que exibirem anúncios IGTV receberão 55% da receita gerada pelas publicidades. Os selos de “crachá”  serão disponibilizados por valores que variam de US $ 0,99 a US $ 4,99. Osofsky acrescentou ainda que o Instagram não coletará a porcentagem no teste inicial dos selos, e que a função será lançada para mais criadores gradualmente.

Advertisement

Um dos pontos críticos do Instagram sempre foi a impossibilidade do criador gerar renda diretamente com o que postam ou transmitem ao vivo para a plataforma. Os influenciadores, até então, podem ganhar dinheiro com patrocínios e colaborações com marcas, mas não diretamente com o próprio trabalho pela plataforma. Esse problema é agravado com o fato de que se um criador não quiser esse tipo de parceria, ele não possui outras opções oficiais. Deixando a receita potencial à mercê de terceiros, abrem-se também brechas para que criadores estejam mais vulneráveis a ações de golpistas e hackers. O Instagram tentou reduzir parte disso com o Brand Collabs Manager, que fornece informações de um criador para uma marca parceira – isso elimina a necessidade de sites de análise obscuros, uma das principais fontes dos golpes.

Agora, os inúmeros criadores do Instagram podem começar a ganhar dinheiro de forma mais segura diretamente pela plataforma, embora ainda demore um pouco. O Instagram testará os anúncios no IGTV com pequenos grupos em breve.

Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui