Com o avanço da tecnologia no mercado corporativo, ter um ambiente de TI otimizado tornou-se vital. Milhares de dados são gerados diariamente e, cada vez mais, os profissionais da área precisam conhecer novos recursos e ferramentas integradas para acompanhar este alto fluxo de informações.
O monitoramento de redes é um forte aliado do departamento de TI para o acompanhamento destes dados. Hoje em dia, é comum a utilização de várias programas em conjunto para que se possa ter um controle maior sobre o funcionamento e o desempenho dos ativos de rede. Com isso, a empresa pode identificar falhas e evitar incidentes como o “downtime”, que é o tempo em que o funcionamento é interrompido.
Um estudo realizado pela companhia norte-americana Forrester, feito com 157 profissionais de TI, revelou que o custo de uma hora de “downtime” pode chegar a 1 milhão de dólares.
Uma das soluções para este problema é a inteligência artificial, que é a grande aposta do mercado de TI. Com o avanço da tecnologia, já é possível realizar a centralização dos dispositivos de rede em um sistema unificado e completo, capaz de reunir todos os dados de maneira dinâmica e facilitada, a fim de potencializar a performance da TI e do restante da empresa.
Os softwares de monitoramento conectam os equipamentos a um “Data Center” e, por meio de informações oferecidas por ele, é possível identificar falhas e evitar incidentes. Os que mais se destacam no mercado são os personalizáveis e aplicáveis a qualquer tipo de negócio.
O engenheiro da computação Wilton Cassiano é o desenvolvedor do SdBusiness, um dos poucos softwares no mercado brasileiro que fornece soluções para centralizar os dados de monitoramento de negócios. “No início, nós tentamos usar algumas soluções open source para resolver o problema deles (clientes), mas ainda não era possível entregar tudo o que eles precisavam”, contou Wilton. Essa foi uma das razões para que desenvolvessem o próprio software de monitoramento.
Soluções com inteligência artificial, como a oferecida pelo SdBusiness, tem reduzido custos na contratação de grandes equipes, uma vez que possibilita, tanto ao técnico de TI quanto a um leigo na área, uma ampla visão e compreensão dos processos que acontecem dentro do negócio. De acordo com o Network Barometer Report, do Nippon Telegraph and Telephone, os empreendimentos com redes monitoradas possuem resposta aproximadamente 70% mais rápida quando há falhas em dispositivos eletrônicos do que outras empresas sem o recurso.
A inteligência artificial já é uma realidade que faz com que diversas empresas e corporações consigam se manter mais competitivas no mercado. A grande mudança está na economia de tempo e dinheiro, já que é possível resolver em minutos um problema que uma equipe inteira demoraria horas ou dias para solucionar.