A Netflix revelou que irá desativar contas inativas. A medida afetará todos os usuários que pagam taxas de assinatura mas que não consumiram nenhum filme ou série por um ano ou mais no serviço de streaming.
Segundo a empresa, existem centenas de milhares de contas atualmente que estão inativas, o que corresponde a cerca de meio porcento da base de membros. Com a suspensão da cobrança desses usuários, a gigante do streaming diz que pretende economizar o dinheiro dos proprietários. Nos Estados Unidos, o serviço custa, no plano mais básico, U$ 9 e, no pacote premium, U$ 16. No Brasil, os valores começam em R$ 21,90 e terminam em R$ 45,00.
Os usuários que se cadastraram no serviço utilizando cartão de crédito ou outro método de pagamento serão notificados. A empresa perguntará se o cliente deseja continuar com sua assinatura. Quem não responder, terá a cobrança suspensa. Se o usuário voltar com sua assinatura novamente em até 10 meses após o cancelamento, ele não perderá os dados da conta, como filmes adicionados na lista e histórico de visualização, por exemplo.
“Na Netflix, a última coisa que queremos é que as pessoas paguem por algo que não estão usando”, escreveu Eddy Wu, chefe de inovação de produto em uma postagem em seu blog.
A estratégia da companhia chega em um cenário em que observa-se o aumento da popularidade do serviço, em função da quarentena por conta do novo coronavírus.