Advertisement

Adquirir um Notebook Gamer não é uma tarefa fácil, devido a quantidade de opções existentes no mercado. Decidimos então, testar o Samsung Odyssey 2, mas na sua versão mais completa com Intel Core i7-9750H e GPU Nvidia GeForce RTX 2060.

Fonte: TecDuos

Utilizei o notebook durante 3 meses para realizar as minhas atividades diárias, principalmente na hora de editar algum vídeo para o canal. Além disso, utilizei bastante para assistir alguns filmes ou séries.

O Notebook da Samsung possui ótimas configurações, além de um design muito elegante. Mas será que vale a pena adquirir? Confira agora a análise detalhada do Samsung Odyssey 2 na versão mais cara do produto.

DESIGN

O Odyssey 2 é muito elegante. Sem dúvidas, um dos mais bonitos existentes no mercado. A Samsung abandonou o plástico que estava presente no Odyssey 1, agora o novo modelo Gamer apresenta um corpo em metal que acaba deixando o produto muito atraente.

Fonte: TecDuos

Um detalhe muito importante é o seu peso, ele não é um dos mais pesados da categoria. Ele pesa apenas 2.4 kg, contra 2.7 kg do meu Acer Predator Helios 300. Essas 300 gramas, acabam fazendo uma enorme diferença na hora de transportar.

O Odyssey 2 possui um design “diferentão”, que acaba deixando ele bem atraente. Além disso, o notebook acaba sendo um dos mais discretos no mercado, sem aqueles detalhes mais brutos da maioria dos notebooks Gamers.

Se você gosta de notebooks mais discretos, mas que não aceita abrir mão de ótimas configurações, o Odyssey 2 é uma opção bem interessante. Não temos aqueles LEDS chamativos, ou aquele Design muito chamativo que lembra uma Ferrari, que eu não tenho dinheiro nem para os pneus do carro.

O único LED que o notebook apresenta é no seu teclado e botão liga/ desliga que possuem uma iluminação na cor vermelha. Sinceramente, gosto muito da cor vermelha e combinou bastante com o dispositivo.

Achei um pouco estranho a dobradiça da tela no centro do notebook, o meu medo é sobre o desgaste ao decorrer do uso. Mas, em relação ao visual, achei muito charmoso e diferente em relação a diversos modelos no mercado.

O que vocês acham? Seria mais interessante colocar a velha e boa dobradiça nas duas pontas do Notebook? Isso acaba sendo uma questão de gosto. Em relação a design, achei muito mais bonito a dobradiça no centro, mas tenho um enorme medo do desgaste com o tempo.

TECLADO, PORTAS E TOUCHPAD

Utilizei o notebook para escrever os roteiros do TecDuos e achei as teclas bem confortáveis, além de entregarem um bom tempo de resposta. Como todo bom Notebook Gamer, ele possui as teclas W, A, S e D com um contorno em vermelho que acaba facilitando na hora de identificar as teclas para jogar. Além disso, o teclado é retro iluminado na cor vermelha, que é muito bonita.

Fonte: TecDuos

O touchpad possui um design “diferentão”, que achei bem agradável. É aquele famoso, tem gente que gosta e tem gente que irá ficar implicando toda hora com ele. Então, é mais uma questão de gosto e a estética não afeta em nada na boa usabilidade.

Além disso, o touchpad é bem grande e possui uma boa resposta na hora do uso. O tamanho facilita bastante na hora de realizar algumas atividades. Eu, por exemplo, tenho um notebook que possui um touchpad com 10% de área do modelo da Samsung, é simplesmente horrível de utilizar durante o dia a dia.

Na parte direita do Notebook, encontramos duas portas USB 3.0 no Padrão A, além de um microfone e uma entrada para fones de ouvido. No lado esquerdo, vem equipado com uma entrada USB 3.0, uma USB-C, uma entrada Ethernet, além de uma entrada HDMI.

O enorme problema do notebook é não ser equipado com um leitor para cartões, isso acaba dificultando um pouco na hora de passar alguns arquivos. Mas, você poderá adquirir um adaptador de cartão para poder fazer a leitura com segurança no seu Odyssey 2, lembrando que possui todos os links na descrição.

TELA

Sem dúvidas, o notebook possui uma das telas mais bonitas do mercado. Ele vem equipado com uma tela PLS LCD de 15,6 polegadas, com uma resolução de 1920×1080 pixels (Full HD), além de ser equipado com uma camada antirreflexo que ajuda e muito no bom uso do produto.

Fonte: TecDuos

Ademais, a versão que testamos, a mais top do Odyssey, vem equipada com uma tela com uma taxa de atualização de 144 Hz, que acaba ajudando a obter uma experiência melhor na hora de jogar os seus joguinhos favoritos. Você acaba sentindo uma boa diferença na hora de comparar com outros notebooks com uma taxa de atualização menor.

A tela poderia obter uma resolução maior, mas a Samsung preferiu equipar com uma resolução Full HD, provavelmente devido a preocupação com a bateria. De modo geral, você irá obter uma ótima experiência na hora de assistir os vídeos do TecDuos, jogar o seu PUBG ou algum outro jogo de preferência, ou até mesmo assistir os seus filmes na NetFlix ou Prime Vídeo.

Fonte: TecDuos

A Samsung disponibiliza o Odyssey Mode, que acaba permitindo a troca das configurações de tela para se adequar ao seu jogo. Sem dúvidas, um programa muito interessante que aumenta a qualidade da experiência do usuário. Além disso, você poderá criar alguns perfis para poder alterar com maior facilidade.

Advertisement

SOM

O som do Odyssey 2 possui uma boa qualidade, oferecendo uma qualidade tridimensional devido o Dolby Atmos 360º. Você irá conseguir obter uma boa experiência na hora de assistir os seus filmes ou séries. Mas, lembrando, ao colocar o volume no máximo, a qualidade sonora acaba caindo um pouco na hora de distinguir os graves, médios e agudos.

DESEMPENHO

O notebook vem equipado com um Processador Intel Core i7-9750H, de nona Geração, 16 GB de Memória RAM, além de uma placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 2060 com 6 GB de Memória GDDR6, 512 GB de SSD NVme e 1 TB de HD. Sim, configurações bem parrudas, que fazem o notebook obter um ótimo desempenho na hora de realizar qualquer atividade.

Fiquei utilizando o Odyssey 2 durante os últimos dois meses, utilizando para editar os vídeos do canal, jogar diversos jogos, além de assistir alguns filmes nos finais de semana, sempre bom aquele momento de descanso, certo? Ele se saiu muito bem na hora de realizar os testes.

Fonte: TecDuos

Utilizei o notebook para editar alguns vídeos do canal e fiquei muito feliz com o resultado. Geralmente utilizo o Adobe Premiere para editar os vídeos do canal, devido a quantidade de recursos disponíveis no Software. Devido a placa de vídeo, consegui renderizar os vídeos com um tempo bem menor, por exemplo, vídeos de 10 minutos com a qualidade Full HD a 60fps, ele conseguiu renderizar com uma média de 7 minutos.

Nos jogos, ele consegue fazer muito bonito. Joguei diversos jogos como o PUBG, FIFA 20, Forza Horizon 4, Fortnite, APEX, GTA V, The Witcher III e até mesmo o Fall Guys. Sei que Fall Guys é um jogo leve, mas não poderia deixar de testar aquelas cores maravilhosas no notebook. E sim, rodou muito bem o jogo.

Fonte: TecDuos

No GTA V, obteve uma taxa de quadros na média dos 80 FPS, isso utilizando as configurações gráficas no máximo. No PUBG e Fortnite, ficou em média 120 FPS, também utilizando as configurações no máximo. Além disso, no FIFA, ficou em média com 250 FPS, sendo uma experiência bem prazerosa na hora de jogar. Já no APEX, o notebook apresentou as taxas de quadros na média de 95 FPS, também com tudo no máximo.

Mas é claro que tudo não são flores, todo esse desempenho acaba afetando no seu aquecimento. O notebook acaba lidando bem com esse problema, devido a quantidade de saídas de ar. Mas para ser sincero, achei um pouco desconfortável na hora de jogar utilizando o Mouse, sei que é devido o meu estilo de jogo, mas acaba aquecendo um pouco o meu polegar. Ao jogar, acabo utilizando o mouse bem próximo do notebook, ficando justamente próximo da saída de ar do lado direito. Mas claro, isso irá diferenciar de usuário para usuário.

Fonte: TecDuos

Além disso, o Notebook conta com o Dual Cooling que ajuda e muito na hora de dispersar o calor. A ventoinhas ficam nas duas pontas, uma do lado direito, outra no lado esquerdo, uma posição bem estratégica para cuidar do problema do aquecimento da máquina.

A GPU e processador ficaram com uma temperatura média entre 70 a 80 ºC, na hora de jogar jogos como o Forza Horizon 4 e GTA V. Lembrando, as ventoinhas acabam fazendo barulho um pouco alto, mas acaba sendo mais silencioso em relação a outros notebooks Gamers que são vendidos no Brasil.

BATERIA

O Odyssey é um notebook focado em desempenho, devido a isso a sua bateria não oferece um alto desempenho longe das tomadas. Mas, isso não é um problema, sendo que a maioria das pessoas que utilizam o notebook possuem uma tomada bem próxima.

E longe da tomada, irei conseguir uma boa autonomia? Bom, em uso moderado, conseguimos utilizar o notebook durante 4 horas, sendo um tempo bem considerável devido o porte do notebook.

Fonte: TecDuos

Recomendo utilizar o notebook na tomada durante os seus jogos, você irá obter um desempenho bem melhor nas suas partidas. De modo geral, a bateria do Odyssey 2 está dentro do normal para um dispositivo da categoria Gamer.

ODYSSEY 2: VALE A PENA?

Bom, o Notebook Gamer da Samsung possui configurações bem parrudas, além de um design muito atraente. Mas senti falta do leitor de Cartão SD, que acaba fazendo uma enorme diferença na hora de passar os arquivos da câmera para o notebook.

O Odyssey 2 possui um design robusto, além de um acabamento com bons materiais. O dispositivo possui um corpo em metal, que acaba sendo mais confortável ao utilizar. Além disso, ele possui um bom teclado, touchpad grande e um bom aproveitamento de tela.

Fonte: TecDuos

Fiquei muito feliz com o tamanho e o peso do Odyssey 2, acaba facilitando e muito na hora de transportar de um lugar para outro, principalmente durante as viagens. A maioria dos Notebooks Gamers no mercado possuem um corpo bem maior, além de um design mais agressivo, como é o caso do Acer Predator Helios 300. O Odyssey 2 acaba sendo mais discreto, pegando o público que almeja adquirir um notebook mais parrudo, mas que prezam pelo design mais simples.

Fonte: TecDuos

Você irá conseguir jogar a maioria dos jogos existentes no mercado, obtendo um resultado muito agradável. Além disso, a tela com taxa de atualização de 144 Hz acaba elevando a experiência do usuário.

Se você trabalha no mundo Audiovisual e está buscando um Notebook com boas configurações para rodar os seus programas, o Odyssey 2 acaba sendo uma opção bem interessante. O notebook irá conseguir rodar todos os programas da Adobe, oferecendo um bom desempenho na hora da edição.

O que vocês acharam do Samsung Odyssey 2? Não deixe de comentar com a sua opinião. Eu espero que você tenha gostado da análise, não deixe de acompanhar as novidades aqui no TecDuos. Eu vejo vocês nas próximas análises.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. A análise ficou muito detalhada, uma das melhores que eu vi. Parabéns para equipe. Eu estou querendo comprar um Odyssey 2 para edição de vídeo, tenho uma produtora aqui em Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui