Samsung Pay

A Samsung trará o Samsung Pay ao Brasil ainda esse ano e, com esse serviço, pretende transformar a forma de pagamento no país, você poderá centralizar todos os seus cartões no seu smartphone.
A Samsung também anunciou que o serviço de pagamento móvel chegou a um marco mundial: cerca de 5 milhões de usuários registrados movimentaram mais de US$ 500 milhões nos primeiros seis meses de existência, apresentando uma taxa de adoção forte na Coreia do Sul e nos EUA, onde o Samsung Pay chegou em 2015. Agora, é a vez do Brasil receber o serviço, e a companhia elogiou o moderno sistema bancário que o país possui, assim como o perfil do consumidor brasileiro.
Na visão da Samsung, os bancos brasileiros se difundiram com certa rapidez e têm ampla aceitação no meio digital. “O sistema bancário brasileiro é moderno. Há apps, há um sistema digital que funciona e é seguro. Existem países do Primeiro Mundo que demoram a adotar essas novas práticas, bancos costumam ser conservadores”, contou Soboll. “Mas ficamos surpresos com a animação dos bancos brasileiros e dos outros parceiros quando fomos conversar com eles sobre o Samsung Pay”, complementou Farias.
A empresa coreana, naturalmente, trabalha num ritmo maciço em busca de parceiros e traçou uma rota longa, porém frutífera, para a difusão do Samsung Pay. Os bancos tendem a ser conservadores, mas as agências brasileiras aceitaram muito bem a ideia quando as duas partes conversaram.
Parcerias iniciais do Samsung Pay 
Como mostra a imagem acima, a Samsung já conta com oito parceiros para a empreitada no Brasil: Banco do Brasil, Bradesco, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal (sim!), Itaú, Nubank, Porto Seguro e Santander. Juntos, eles representam mais de 90% de participação no mercado financeiro brasileiro.
Que bandeiras serão aceitas?

Inicialmente, Visa e Mastercard, as duas principais bandeiras de cartão de crédito do mercado, poderão ser integradas ao Samsung Pay. A empresa garantiu que continuará estudando novas possibilidades e buscando outros parceiros para ampliar o leque de opções ao consumidor final.
Qualquer máquina de cartão aceita o serviço?

A grande sacada do Samsung Pay é a sua compatibilidade com praticamente qualquer maquininha de cartão. Os aparelhos mais modernos – e nem precisam ser tão modernos assim – já possuem o NFC, ou seja, estão automaticamente habilitados para se comunicar com o aplicativo/smartphone e realizar um pagamento, com direito a duas vias da notinha e tudo, igualzinho ao que vemos quando pagamos com cartões.
Mas o charme do serviço está na compatibilidade com o MST. Trata-se de uma tecnologia mais antiga das maquininhas de cartões, aquelas que podem não possuir o NFC. Isso abre mais leques de possibilidades para que sua transação possa ser concluída em praticamente qualquer estabelecimento.
E se o lojista não souber o que é Samsung Pay? 

Você não precisa explicar nada. Até a difusão completa do serviço, que ocorrerá gradativamente, essa situação será comum e pode ocorrer mesmo que o lojista não tenha ideia do que seja Samsung Pay. Na hora de pagar, você encosta o seu celular na maquininha e pimba, fim de papo.
O próprio dono do estabelecimento, taxista, caixa do supermercado ou o que for ficará surpreso quando você fizer isso e pode até pensar que a maquininha está sendo hackeada! A Samsung diz que planeja trabalhar na divulgação e orientação do produto tanto para consumidores quanto para vendedores, num trabalho feito em estágios. “Será comum esse estranhamento no começo. Vamos trabalhar na educação dessa nova forma de pagamento, é uma mudança de hábito”, relatou Farias. “Mas basta você encostar o seu celular que o pagamento é concluído em menos de 10 segundos. Como há suporte a NFC e MST, o processo é garantido”, completa Soboll.
Quais aparelhos são compatíveis com o Samsung Pay?

O Samsung Pay estará disponível em dispositivos Galaxy selecionados, incluindo S6, S6 Edge, S6 Edge+ e Note 5, os modelos 2016 do A5 e do A7, S7 e S7 Edge.
O serviço requer sinal de rede para funcionar?

Não tem problema. O Samsung Pay atua de forma autônoma, totalmente offline, e não requer o sinal da sua operadora ou da rede de dados para funcionar. Isso porque, assim que você aproxima o seu smartphone da maquininha para realizar o pagamento, é a operadora do sistema de transação.
Em 2016, o Samsung Pay vai iniciar seu plano de expansão global, começando com a China, em março, seguida de Austrália, Brasil, Singapura, Espanha e Reino Unido no final do ano. Além disso, o Canadá será incluído no novo roteiro de lançamento.
Como já citado aqui, o Samsung Pay iniciou seu serviço na Coreia do Sul e nos EUA ano passado. Atualmente, o serviço suporta cartões de crédito e débito habilitados de mais de 70 bancos importantes e regionais.
Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 738

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *