Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, pedem aos japoneses que doem seus antigos celulares, computadores e aparelhos eletrônicos que já não usam mais para serem usados na fabricação das medalhas olímpicas…
O projeto visa promover a sustentabilidade, e pensamento verde. A partir de abril, recipientes especiais para descartar os dispositivos antigos serão instalados em escritórios e lojas ao redor de todo o Japão.
A medalha olímpica é um dos itens mais cobiçados na existência. As pessoas passam décadas se dedicando muitas vezes agonizantemente, trabalhando para obter uma medalha. As histórias de vida de tantos atletas são definidos pela prossecução destes medalhões de metal.
“Um projeto que permite que as pessoas do Japão participem na criação das medalhas é realmente bom”, disse o diretor desportivo Koji Murofushi a uma entrevista .
Os recursos tomada para as medalhas olímpicas, têm sido tradicionalmente obtidos a partir de empresas de mineração. A campanha de reciclagem de Tóquio 2020 é um passo muito inteligente de parte das autoridades japonesas e do comitê olímpico que consegue trabalhar em torno da falta de recursos minerais do Japão e promove as grandes idéias de sustentabilidade, e futuro mais limpo.
A boa estratégia sustentável é uma alternativa que não só vai poupar dinheiro como permitirá aos japoneses reciclarem algumas das milhares muitas de toneladas de lixo eletrônico produzidas a cada ano no país.