Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na cidade de Crateús, ficaram em 2º lugar na categoria de Vencedores Nacionais da 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil. Os alunos desenvolveram um projeto que usa a radiação solar para purificar a água de poços. O reconhecimento foi definido por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, do Cenpec (responsável pela coordenação geral do programa no Brasil), especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais de educação, ciências e tecnologia.
A ideia surgiu quando a equipe observou uma grande quantidade de água inutilizada nos poços da zona rural e também no seu campus de estudo. Essa água, que não poderia ser consumida por seu alto grau de salinidade, é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, e por meio dos processos de evaporação e condensação, acaba se tornando apta para consumo humano após a remoção dos sais.
“Iniciativas como essa fazem muita diferença na educação do nosso país, pois nos permitem mostrar para a sociedade que a escola pública tem muito valor. A metodologia STEM tem se mostrado extremamente eficiente para lidar com competências e habilidades que não costumam ser trabalhadas no ensino tradicional em sala de aula. Resolução de problemas cotidianos, emoções pessoais, internet das coisas, ferramentas de criação e designer. Sinto que um novo universo se abriu na mente dos alunos”, afirma Raimundo Nonato Lima Junior, professor de química e orientador do grupo.
Para apresentar projetos consistentes e inovadores, os alunos contaram com mentorias oferecidas pela equipe do programa, de forma a guia-los no processo de desenvolvimento de seus protótipos e alcançar o máximo potencial por meio do conhecimento adquirido em sala de aula. Além da equipe de Crateús, também foram premiados alunos dos municípios de Ocara (CE), Flores (PE), Novo Hamburgo (RS), Chapecó (SC) e São Carlos (SP), além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná.
“Iniciativas como o Solve For Tomorrow contribuem para melhorar e ampliar as oportunidades de ensino e a qualidade de vida das pessoas. O projeto de purificação da água desenvolvido pelos alunos de Crateús é um bom exemplo disso. Estamos muito orgulhosos desses alunos por terem desenvolvido uma solução tão inteligente e inovadora para o problema de saneamento básico na comunidade onde vivem”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Desafiar os (as) estudantes a identificar problemas na comunidade e convidá-los (as) a se debruçar sobre propostas de soluções a partir de pesquisas, uso de diferentes tecnologias e trabalho coletivo fortalece o ensino e a aprendizagem por projetos. Isso fica muito claro quando vemos alunos (as) tão envolvidos desenvolvendo projetos sustentáveis para melhoria da comunidade”, comenta Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.
Premiação Solve For Tomorrow
Os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.
Já os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.
O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.