A Justiça determinou que todas as operadoras de telefonia móvel e fixa bloqueiem o WhatsApp em todo o Brasil a partir das 14h desta segunda-feira (2). A decisão foi tomada pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), em 26 de abril e prevê a suspensão dos serviços do mensageiro instantâneo por 72 horas.
O bloqueio foi determinado pela Justiça depois que o aplicativo se negou à cumprir determinação de quebra de sigilo de dados trocados entre investigados criminais.
Todas as operadoras confirmaram que cumprirão com a determinação. Caso alguma operadora infrinja o determinado pelo togado, terá de pagar multa diária no valor de R$ 500 mil, podendo a punição somar um total de R$ 1,5 milhão.
O Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil), que representa o setor, alegou está acompanhando os desdobramentos do processo junto às companhias, mas que ainda não sabe de que forma o setor se posicionará.
Caso semelhante ocorreu no Piauí em fevereiro deste ano, quando um juiz autorizou o bloqueio do WhatsApp em todo o país depois do serviço ter se negado a colaborar com investigações relacionadas a casos de pedofilia e abuso infantil.