O WhatsApp está liberando a partir desta terça-feira (05) mais uma atualização e, na palavra de seus desenvolvedores, se torna mais seguro do que nunca. De acordo com o Facebook, que é dono do aplicativo, a ideia do update é tornar ainda mais poderosa a criptografia por trás de mensagens de texto, voz, arquivos compartilhados e até chamadas, tornando interceptações.
A novidade é gratuita e deve ser liberada em ondas, estando disponível ao longo dos próximos dias para os mais de um bilhão de usuários do software. Todos os sistemas operacionais receberão a novidade. O WhatsApp garante que nem mesmo os desenvolvedores da própria companhia podem decifrar o conteúdo das mensagens, que somente serão reveladas para os destinatários.
A mudança deve intensificar ainda mais os debates com as autoridades, que acusam as empresas de tecnologia de se recusarem a entregar mensagens, mesmo sob ordem judicial, e não facilitarem a decodificação da comunicação entre seus usuários. O debate pode gerar até mesmo a criação de novas legislações nos Estados Unidos, uma vez que representantes do FBI, da CIA e de outros órgãos governamentais assumem posturas altamente contrárias às de companhias como Apple, Google e Facebook.