Samsung abre inscrições para a 9ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil

A Samsung anunciou, na segunda-feira (25), a abertura para as inscrições da 9ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil. O programa, que tem coordenação realizada pelo Cenpec, estimula os alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem diversas soluções para as demandas locais usando a abordagem STEM, que consiste em uma abordagem que engloba a Engenharia, Ciências, Tecnologia e Matemática.

Samsung abre inscrições para o Solve For Tomorrow no Brasil

O programa teve a sua primeira edição em 2014, sendo uma iniciativa global da área de cidadania coorporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores, além de mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professores e 461 escolas públicas em todo o Brasil tendo como temas mais abordados a educação, infraestrutura urbana ou rural e a saúde.

Na oitava edição, os vencedores nacionais foram os alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto dos alunos tinha como finalidade o reaproveitamento das sobras de comida da escola para produzir o biogás. Para colocar em prática o projeto, os alunos utilizaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento utilizado para acelerar a decomposição das matérias orgânicas. Ademais, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos com o intuito de reduzir o desperdício.

Samsung abre inscrições para a nona edição do Solve For Tomorrow no Brasil

“O Solve For Tomorrow contribui para que os alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM”, explica Anna Karina Silva Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

Com esses objetivos, os alunos são convidados a desenvolverem um protótipo com a solução inteligente com a finalidade de resolver o problema ou demanda local, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A nona edição do Solve For Tomorrow irá manter o formato ao qual o programa ficou conhecido no Brasil, trazendo diversas novidades nos processos de formação e seleção.

“Em 2022, teremos ações de mentoria já na fase de inscrição, com pílulas pedagógicas em vídeo, webinar e tutoria remota para a elaboração dos projetos. Também estabelecemos um critério regional para a escolha dos semifinalistas, de forma que haja representantes de todas as regiões brasileiras. São ações alinhadas com nosso objetivo de promover a equidade e qualidade na educação pública brasileira”, explica Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do Cenpec.

Para o Solve For Tomorrow, podem ser inscritos grupos de 3 a 5 alunos com um professor orientador, que esteja lecionando para os estudantes da equipe em disciplinas relacionadas a Matemática e suas Tecnologias ou Ciências da Natureza. As inscrições devem ser realizadas pelo orientador através do site Respostas para o Amanhã (Clique aqui) ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho.

A nova edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Cronograma da 9ª edição do Solve For Tomorrow
• 25 de Abril a 30 de junho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas.
• 1 de julho a 3 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação.
• 4 de agosto: Anúncio dos Semifinalistas.
• 5 a 30 de agosto: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto.
• 8 de agosto a 8 de setembro: Mentorias aos semifinalistas.
• 9 de setembro: Anúncio dos finalistas.
• 12 de setembro a 18 de outubro: Mentorias aos finalistas.
• 7 a 19 de outubro: Votação para definir vencedores do Júri Popular.
• 20 de outubro: III Mostra Solve for Tomorrow, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora Cientista para o Amanhã.
• 20 a 26 de outubro: Avaliação da Banca Julgadora para definir vencedores nacionais durante a III Mostra Solve for Tomorrow Brasil
• 27 de outubro: Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular e Premiação.

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores
• Pré-seleção – Professor Orientador: 01 (um) kit maker/arduino.
• Pré-seleção – Destaque Estadual: o gestor escolar (diretor) com maior número de inscrições, sendo no mínimo três, em cada unidade federativa. Será contemplado com 01 (um) tablet Samsung.
• Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.
• Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.
• Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.
• Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido Samsung BUDs.
• Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.
• 1º lugar: 1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.
• 2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
• 3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Vencedores das edições anteriores
8ª edição (2021)
EE Professor Sebastião de Oliveira Rocha TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás
São Carlos/SP
7ª edição (2020) EEEP Edson Queiroz Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar Cascavel (CE)
6ª edição (2019) EEMTI Marconi Coelho Reis
Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel (CE)
5ª edição (2018) IFRS – Campus Osório
BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho
Osório (RS)
4ª edição (2017) EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana
Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional
Cacoal (RO)
3ª edição (2016) ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros
Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP
Iguape (SP)
2ª edição (2015) Colégio Estadual Dom Veloso Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural Itumbiara (GO)
1ª edição (2014) EE Tristão de Barros
Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor Currais Novos (RN)

Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 687

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *