A LG Electronics apresentou a campanha “Brasileira, do jeito que deve ser” para marcar uma nova etapa de sua operação no país. A estratégia acompanha a inauguração da fábrica de geladeiras da companhia em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, e busca aproximar a produção nacional dos hábitos e da rotina das famílias brasileiras. O novo complexo industrial recebeu investimento de R$ 1,5 bilhão e amplia a presença produtiva da multinacional sul-coreana no Brasil.

Inaugurada no dia 13 de agosto, a unidade paranaense passa a produzir geladeiras destinadas ao mercado nacional e se torna a segunda operação industrial da LG no país, ao lado da fábrica de Manaus, no Amazonas. Com capacidade superior a 600 mil refrigeradores por ano, a estrutura ocupa uma área total de 770 mil metros quadrados e foi projetada com recursos de automação e linhas de fabricação flexíveis. Em capacidade máxima, a operação pode concluir a produção de uma geladeira a cada 14 segundos.
Durante a inauguração, nós, do TecDuos, tivemos a oportunidade de conhecer de perto a nova fábrica da LG em Fazenda Rio Grande e acompanhar diferentes etapas do processo de fabricação das geladeiras produzidas no Paraná. A visita permitiu observar a estrutura do complexo industrial, o nível de automação empregado nas linhas de produção e todo o caminho percorrido pelos produtos antes de chegarem ao consumidor. A experiência também possibilitou compreender de forma mais ampla a dimensão do investimento realizado pela companhia no Brasil e a importância da nova unidade para a estratégia da LG no mercado nacional.

A campanha criada para acompanhar o início das atividades parte de estudos realizados pela própria companhia em diferentes regiões brasileiras. Equipes da LG visitaram residências para compreender como os consumidores utilizam e organizam suas geladeiras no dia a dia. Hábitos como armazenar alimentos preparados para a semana, organizar recipientes e utilizar diferentes espaços do refrigerador serviram de inspiração para a comunicação, que pretende representar situações comuns às famílias sem recorrer a estereótipos.
Segundo Anna Karina Pinto, diretora de marketing da LG Electronics Brasil, a proposta é transformar a expansão industrial da empresa em uma comunicação conectada à realidade dos consumidores. A executiva destaca que a produção nacional permite combinar a experiência tecnológica desenvolvida globalmente pela LG com características e necessidades específicas do mercado brasileiro, fortalecendo a identificação entre os produtos e o público.

O primeiro produto destacado pela campanha é a geladeira Duplex B472, que já começa a ser fabricada no Paraná. O modelo reúne tecnologias como sistema Bivolt, Compressor Inverter, Hygiene Fresh+, Door Cooling+ e painel digital. Para divulgar a novidade, a LG preparou ações em plataformas digitais e espaços de mídia exterior em Curitiba. O Aeroporto Internacional Afonso Pena também integra a estratégia, com peças que relacionam a chegada dos passageiros ao Paraná ao início da nova fase industrial da companhia no estado.
A comunicação também contará com a participação de influenciadores e criadores de conteúdo, além de publicações nos canais oficiais da empresa. A intenção é apresentar a nova produção brasileira a partir de experiências relacionadas ao cotidiano, mostrando de que forma recursos tecnológicos, design e funcionalidades dos eletrodomésticos podem atender diferentes perfis de consumidores.
Além de aumentar a capacidade de produção da LG no Brasil, a nova fábrica representa uma ampliação dos investimentos da companhia no mercado nacional. A unidade deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos e contribuir para uma distribuição mais ágil dos eletrodomésticos no país. O projeto também integra as comemorações pelos 30 anos de atuação da LG no Brasil, reforçando a estratégia da empresa de ampliar sua estrutura industrial e aproximar o desenvolvimento de novos produtos das características do consumidor brasileiro.



