Tudo sobre o Android Auto

Em um evento realizado em São Paulo nesta quarta-feira (23), a Google anunciou que o aplicativo do Android Auto estará disponível para o público brasileiro a partir da primeira quinzena de abril.
O Android Auto é um sistema que proporciona aos usuários as mesmas experiências que eles possuem em seus smartphones na tela do painel do carro.
Ao conectar o telefone com o carro, o Android Auto exibe os apps compatíveis na tela do veículo. Entre as ferramentas disponíveis estão o Spotify, Google Maps, Skype, entre outros. A maioria dos aplicativos é voltada para comunicação e reprodução de áudio, por questões de segurança, jogos, vídeos e outros conteúdos que podem distrair o motorista não são permitidos.
No evento de lançamento, Flavio Ferreira, executivo da Google, mencionou que alguns aplicativos já estão preparados para interagir com a tecnologia, como o Vagalume Radios, Simple Radio e Super Player. Há outros softwares a caminho, e eles serão divulgados futuramente.
Para ativar todos os recursos mencionados, haverá duas possibilidades: tocar no painel ou usar o microfone que virá embutido nos volantes dos carros. Recorrer à voz é o meio mais fácil, já que os toques na tela não vão funcionar em determinadas situações se o veículo estiver em movimento, uma forma de garantir que sua atenção estará no lugar certo enquanto dirige.
Carros compatíveis com o Android Auto
A ideia da Google é fazer com que cada vez mais modelos de carros ofereçam suporte à tecnologia. Mas o Android Auto depende da liberação de cada fabricante de veículos, mas várias montadoras já anunciaram suporte para a plataforma. Isso inclui empresas como Alfa Romeo, Audi, Bentley, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Mitsubishi, Nissan, Pegeot, Renault, Volkswagen e Volvo.
De todas as montadoras, apenas a Volkswagen informou que vai oferecer a central de entretenimento direto de fábrica. Aqueles que adquirirem um veículo da montadora terão a oportunidade de incluir o adicional por R$ 2.500.
O Android Auto funciona apenas com aparelhos que estão atualizados com a versão 5.0 Lollipop ou superior.
Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 694

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *