Tudo sobre o Android Auto

Em um evento realizado em São Paulo nesta quarta-feira (23), a Google anunciou que o aplicativo do Android Auto estará disponível para o público brasileiro a partir da primeira quinzena de abril.
O Android Auto é um sistema que proporciona aos usuários as mesmas experiências que eles possuem em seus smartphones na tela do painel do carro.
Ao conectar o telefone com o carro, o Android Auto exibe os apps compatíveis na tela do veículo. Entre as ferramentas disponíveis estão o Spotify, Google Maps, Skype, entre outros. A maioria dos aplicativos é voltada para comunicação e reprodução de áudio, por questões de segurança, jogos, vídeos e outros conteúdos que podem distrair o motorista não são permitidos.
No evento de lançamento, Flavio Ferreira, executivo da Google, mencionou que alguns aplicativos já estão preparados para interagir com a tecnologia, como o Vagalume Radios, Simple Radio e Super Player. Há outros softwares a caminho, e eles serão divulgados futuramente.
Para ativar todos os recursos mencionados, haverá duas possibilidades: tocar no painel ou usar o microfone que virá embutido nos volantes dos carros. Recorrer à voz é o meio mais fácil, já que os toques na tela não vão funcionar em determinadas situações se o veículo estiver em movimento, uma forma de garantir que sua atenção estará no lugar certo enquanto dirige.
Carros compatíveis com o Android Auto
A ideia da Google é fazer com que cada vez mais modelos de carros ofereçam suporte à tecnologia. Mas o Android Auto depende da liberação de cada fabricante de veículos, mas várias montadoras já anunciaram suporte para a plataforma. Isso inclui empresas como Alfa Romeo, Audi, Bentley, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Mitsubishi, Nissan, Pegeot, Renault, Volkswagen e Volvo.
De todas as montadoras, apenas a Volkswagen informou que vai oferecer a central de entretenimento direto de fábrica. Aqueles que adquirirem um veículo da montadora terão a oportunidade de incluir o adicional por R$ 2.500.
O Android Auto funciona apenas com aparelhos que estão atualizados com a versão 5.0 Lollipop ou superior.

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...