Adquirir um notebook novo não é uma tarefa fácil, principalmente devido a diversas opções existentes no mercado. Decidimos então, testar o Acer Predator Helios 300, mas na sua versão com a RTX 2060 E I7 de 9ª geração.
Utilizei o notebook durante 2 meses para realizar as minhas atividades diárias, principalmente na hora de editar algum vídeo para o canal. Além disso, me diverti bastante ao utilizar para jogar os principais títulos do mercado.
O notebook da linha Predator possui ótimas configurações, além de um design robusto e muito elegante. Mas será se vale a pena adquirir em 2021? Fique agora com a análise detalhada do Acer Predator Helios 300 na sua versão com RTX 2060.
ACER PREDATOR HELIOS 300: ANÁLISE DETALHADA
DESIGN
O Helios 300 é muito elegante, sendo um dos mais bonitos existentes no mercado. O notebook possui o acabamento em metal na parte superior, que acaba dando um requinte maior. Além disso, a parte interna do dispositivo também é de metal, oferecendo uma maior segurança e conforto aos usuários.
O notebook possui a parte inferior em plástico, que acaba deixando mais leve e mais confortável para o seu transporte. Ele pesa apenas 2.4 kg, simplesmente 300 gramas a menos que o modelo anterior. Devido a traseira em plástico, a sua remoção acaba ficando mais fácil e você poderá realizar rapidamente o seu upgrade.
A nova geração do notebook ganhou um design diferente, sendo mais discreto que a sua geração passada. Se você gosta de modelos mais discretos, mas que não aceita abrir mão de ótimas configurações, o Predator Helios 300 é uma opção muito interessante.
O modelo acabou ganhando, na sua parte superior, uma “logo” com iluminação em LED que acaba dando uma aparência mais Gamer. O novo Helios possui vários detalhes em azul, que acabo chamando carinhosamente de Predator Azul e a geração passada de Predator Vermelho (Devido aos detalhes em vermelho).
COMPRE O SEU ACER PREDATOR HELIOS 300 NA PROMOÇÃO (CLIQUE AQUI)
Fico muito feliz com o tamanho do notebook, ele ficou bem menor em relação ao Predator Vermelho. A Acer aproveitou bastante o corpo do dispositivo, ficando mais confortável de utilizar durante o dia a dia. É surpreendente o que a fabricante fez com o Helios 300, mesmo parrudo em configurações, ele continua com um tamanho maravilhoso.
TECLADO, PORTAS E TOUCHPAD
Utilizei o notebook para escrever os roteiros do TecDuos e achei as teclas muito confortáveis, além de entregarem um bom tempo de resposta. As teclas W, A, S, D e as setinhas, possuem bordas em azul que acaba facilitando na hora de identificar no momento dos jogos. Além disso, o teclado é retro iluminado na cor azul de fábrica, mas você poderá utilizar outras cores e vários modos de iluminação através do Predator Sense. Vou ser sincero que adorei essa possibilidade, infelizmente a sua geração passada é iluminada apenas na cor vermelha.
O touchpad é bem grande e possui uma ótima resposta durante o uso. O tamanho acaba facilitando na hora de realizar as atividades durante o dia a dia. Eu, por exemplo, tenho um notebook que possui um touchpad com apenas 15% de área do modelo da Acer, sendo horrível de utilizar.
No lado esquerdo do notebook, encontramos duas entradas USB 3.0, além de uma entrada P2 (Microfone e Fone de Ouvido), uma entrada Ethernet RJ-45, entrada para o carregamento e um Kensington Lock (Entrada de segurança que prende o cabo do notebook em algum objeto fixo. Esse recurso é muito utilizado nos escritórios e lojas, com o intuito de evitar que alguém carregue o notebook sem a sua autorização. Parecido com aquelas travas de bicicleta, é um recurso muito útil).
No lado direito do Predator Helios 300, encontramos uma entrada USB 3.0 (Ela possui o recurso de carregar outros dispositivos, mesmo com o notebook desligado. Acaba sendo muito importante em diversas situações). Além disso, o dispositivo vem equipado com uma entrada HDMI 2.0, uma entrada Mini DisplayPort e uma USB-C.
Infelizmente, a nova geração acabou perdendo o leitor de Cartão SD, que acaba fazendo uma enorme falta, principalmente para as pessoas que trabalham com fotografias e filmagens. Então, recomendo comprar um adaptador para resolver o problema.
TELA: SIMPLESMENTE, MARAVILHOSA!
A tela do novo Predator Helios 300 é, sem dúvidas, incrível. Recebemos aqui no TD Studio, a versão com tela IPS Full HD de 15.6 polegadas e com a taxa de atualização de 144 Hz, que acaba fazendo uma enorme diferença no uso, principalmente em jogos.
Uma vez utilizando tela de 144Hz, dificilmente você irá querer voltar para o mundo dos 60/75Hz. Além disso, temos 3ms de tempo de resposta, que acaba oferecendo uma ótima experiência ao usuário.
Gostei muito de utilizar o Predator Azul como notebook principal, obtendo cores mais vivas e brilho melhor em relação a sua geração passada. Nesse modelo, temos um ótimo ângulo de visão e você irá conseguir assistir os seus filmes e séries com uma boa qualidade. O notebook vem equipado com a tecnologia Acer ComfyView, que acaba reduzindo o desconforto visual ao utilizar por muito tempo.
A Acer caprichou bem na tela do notebook, sendo uma das melhores no mercado. A qualidade ficou superior em relação a geração passada, oferecendo uma qualidade melhor ao utilizar. Você irá conseguir jogar os seus títulos preferidos, obtendo uma experiência muito agradável.
DESEMPENHO
O notebook vem equipado com o Processador Intel Core i7-9750H, de nona Geração, 16 GB de Memória RAM, além de uma placa de vídeo Nvidia GeForce 2060 com 6 GB de Memória dedicada GDDR6, 1TB de HD SATA 2.5 e 256GB de SSD NVMe. Fico muito feliz que a Acer implementou de fábrica o SSD, infelizmente na unidade que adquiri do Predator Vermelho (Da geração passada), precisei realizar esse upgrade. O SSD ajuda muito no desempenho do notebook, fazendo uma enorme diferença no dia a dia.
Sem dúvidas, o Predator Helios 300 possui configurações bem parrudas que fazem o notebook obter um ótimo desempenho na hora de realizar qualquer atividade. Fiquei utilizando o dispositivo durante dois meses, principalmente para editar os vídeos do canal. Mas claro, sempre bom um momento de descanso, certo? Joguei diversos jogos no Helios 300 e gostei muito da experiência, principalmente levando em consideração a qualidade da tela.
Bom, na hora de editar os vídeos do TecDuos, fiquei bem feliz com o resultado. Geralmente utilizo o Adobe Premiere para editar, devido a qualidade do programa e possibilidades que ele oferece. Devido a placa de vídeo, consegui renderizar os vídeos com um tempo bem menor em relação ao Predator Vermelho, que vem equipado com uma GTX 1060. Por exemplo, vídeos de 12 minutos com qualidade Full HD a 60fps, ele conseguiu renderizar com uma média de 7 minutos.
Nos jogos, ele consegue fazer muito bonito. Joguei diversos jogos como o PUBG, Forza Horizon 4, GTA V, APEX, The Witcher III, Need for Speed Heat e até mesmo o Fall Guys. Sei que Fall Guys é um jogo bem leve, mas não poderia deixar de testar aquelas cores maravilhosas no notebook. Não se preocupe, os jogos rodaram muito bem.
No APEX, obteve uma taxa média de 100 FPS, utilizando todas as configurações gráficas no máximo. Ao utilizar no médio, o jogo passou fácil dos 130 FPS. No GTA V, apresentou uma média de 70 FPS no Ultra, já no médio, o jogo acabou passando dos 140 FPS. Para os amantes de FIFA, o jogo ficou com média de 255 FPS, no Ultra, sendo uma ótima experiência na hora de jogar.
O enorme problema do Predator Vermelho é o seu aquecimento, sendo corrigido na sua nova geração. O dispositivo esquenta um pouco, mas bem menos que o seu irmão mais velho. O Helios 300 vem equipado com as ventoinhas AeroBlade 3D de quarta geração, que acaba fazendo uma enorme diferença na hora de realizar tarefas mais pesadas. Além disso, você poderá controlar a velocidade das ventoinhas, através do Predator Sense, adequando de acordo com a sua atividade.
O Predator Sense é muito útil no Helios 300, através dele você consegue verificar a temperatura da CPU, GPU e do sistema. Além disso, você consegue alterar a velocidade das ventoinhas, iluminação do teclado (Que poderá escolher a cor ou diversos modos de iluminação) e criar perfis de comportamento de acordo com os jogos de seu interesse. Sim, não tenha dúvidas! Você irá utilizar e muito esse recurso.
BATERIA
A bateria não é o ponto forte dos notebooks da categoria Gamer, mas o Helios 300 acabou se saindo muito bem, levando em consideração os modelos da mesma categoria. Em uso moderado, conseguimos utilizar em média 5h longe da tomada, um resultado muito satisfatório.
Bom, quem adquiri um notebook Gamer está preocupado muito com o seu desempenho. Então, muitas vezes, a pessoa acaba utilizando bem próxima de uma tomada.
PREDATOR HELIOS 300: VALE A PENA?
O Helios 300 é um notebook com configurações bem parrudas, além de um design mais sóbrio e muito atraente. Mas vou ser sincero que senti muita falta do leitor de Cartão SD, que acaba fazendo uma enorme diferença na hora de passar os arquivos da câmera para o notebook. Você consegue resolver esse problema adquirindo um leitor de cartão SD, que custa em média R$ 30 no mercado (Preço de um BK).
O Predator conta com a possibilidade de upgrade, sendo um ótimo ponto positivo. Ele vem equipado com dois slots M.2, um SATA3 e 2 slots de memória RAM. Além disso, ele vem equipado com um pente de memória RAM de 16 GB, podendo realizar um upgrade com mais um pente de RAM.
Fiquei muito feliz com o tamanho e o peso do Predator Azul, facilitando e muito na hora de transportar de um lugar para outro, principalmente durante as viagens. O notebook ficou um pouco menor e mais leve que o Predator Vermelho, que acaba melhorando bastante a experiência do usuário. Gosto muito da geração passada, mas o seu peso acaba dificultando um pouco na hora do transporte, são exatamente 300 gramas a mais que o seu novo modelo.
A sua nova geração acabou perdendo os traços mais robustos do Predator Vermelho, ficando mais discreto e ganhando um corpo em metal. Para as pessoas que gostam de notebooks com esse estilo, o Predator Azul é uma ótima opção.
Em questão de desempenho, você irá conseguir rodar os seus jogos preferido, obtendo uma experiência muito agradável, principalmente devido a sua tela de 144 Hz. Além disso, se você está precisando de um notebook para edições de fotos e vídeos, o Predator Azul irá entregar um ótimo desempenho.
MONITOR ACER PREDATOR XB3: MELHORE A SUA EXPERIÊNCIA
O que vocês acharam do Acer Predator Helios 300? Não deixe de comentar e acompanhar as próximas análises no TecDuos. Vejo você na próxima análise, até a próxima!