Android 14: Mais personalização, controle e recursos de acessibilidade

Android 14 recebe novos recursos

O Google acaba de anunciar os novos recursos do recém lançado Android 14. As atualizações visam ajudar a melhorar a produtividade, a conectividade e a fazer as tarefas do dia a dia dos usuários, confira as principais atualizações abaixo:

1. Seu smartphone com a sua personalidade

 

Conheça as novas funções do Android 14

Conheça os novos recursos do Android 14

Conheça as novidades do Android 14
Fonte: Google

O Android 14 traz muitas novas opções de personalização, com o intuito de ajudar as pessoas a expressarem seu estilo de forma prática e artística. Agora, ficou ainda mais fácil trocar papéis de parede e atualizar, rapidamente, o que você deseja ver na tela. É possível configurar atalhos na tela bloqueada, como leitor de QR code ou o aplicativo Google Home. Com isso, você tem acesso rápido, num só clique, aos controles que mais usa – diretamente na tela bloqueada do Android.

Você pode escolher a partir de um novo cardápio de modelos de telas bloqueadas, com diferentes fontes de letras, widgets, cores e formatos que se encaixam em diferentes estilos. Essas opções usam inteligência artificial para ajustar a tela a cada situação. Um exemplo: se o tempo estiver virando, o widget de previsão do tempo vai ganhar destaque na tela bloqueada.

Os papéis de parede criados por IA generativa, que chegam primeiro ao Pixel 8/8 Pro, usam modelos de difusão texto-para-imagem que criam planos de fundo de acordo com o que você imaginar. Dá para partir de sugestões pré-estabelecidas, e com apenas alguns cliques criar papéis de parede exclusivos.

O Android também ajuda a melhorar a qualidade da câmera e das fotos. Ele aprimora o suporte que já havia na versão 13 para vídeos high dynamic range (HDR), e agora oferece suporte para imagens HDR com Ultra HDR. O Ultra HDR deixa as fotos ainda melhores, ressaltando cores vivas, destaques e sombras. Além disso, o Ultra HDR tira e exibe fotos em alta definição, sem alterar a qualidade original da imagem – graças às excelentes telas HDR disponíveis em vários aparelhos hoje em dia.

2. Mais inclusão e acessibilidade

O Android 14 traz novos recursos para pessoas com baixa visão ou dificuldade auditiva. No caso de usuários com baixa visão, a lente de aumento do Android 14 chega aprimorada e mais intuitiva, com a possibilidade de fazer o movimento de pinça com os dedos para ampliar ou reduzir o zoom na imagem. Também é possível alterar o tamanho da lente de aumento no novo painel de configurações, ou personalizar a definição de qual pedaço da tela deve ser ampliado.

Graças às configurações rápidas de fonte do Android 14, é possível aprimorar a leitura e mudar rapidamente o tamanho da fonte do texto no aparelho. Com isso, a leitura fica mais fácil em escalas não-lineares de fontes: o tamanho das letras, que já são grandes, aumenta lentamente, enquanto o tamanho de letras pequenas aumenta mais rápido. Assim, evitamos que textos apresentados em fontes grandes sejam aumentados desnecessariamente.

O hardware também traz novas facilidades para pessoas com dificuldade auditiva. Por exemplo, jeitos mais intuitivos de se conectar e interagir com aparelhos auditivos. Há um fluxo exclusivo para configurar a conexão com esses aparelhos, disponível em Acessibilidade, além de uma forma simples de rotear áudio para diferentes saídas, e a possibilidade de acessar rapidamente os controles de aparelho auditivo por um atalho.

Da mesma maneira, sons de notificações, toques ou alertas não são efetivos para todos os usuários, o tempo todo. No Android 14, dá para ligar as “Flash notifications” nas configurações de acessibilidade e notificações – e, assim, ver luzes piscando sempre que houver uma nova notificação.

Novidades do Android 14
(Reprodução/Internet)

 

3. Mais saúde e privacidade

Os aplicativos ajudam as pessoas a acompanhar a forma física, a saúde e o bem-estar. Com frequência, porém, os dados coletados ficam isolados em diferentes apps, o que limita a visibilidade e o controle sobre essas informações. Agora, as configurações do Android 14 já vêm com o Health Connect. É uma forma centralizada de armazenar todos os dados num único lugar, mantendo controle da própria privacidade. Seus dados ficam criptografados de forma segura no celular, garantindo que nem o Google, nem ninguém, possa ver ou usar essas informações para qualquer outra finalidade. Para começar, basta conectar e sincronizar seus aplicativos preferidos de saúde e forma física.

Você também terá mais visibilidade sobre o uso de seus dados por apps que solicitam acesso a eles. Graças às atualizações de compartilhamento de dados do Android 14, sempre que um aplicativo pedir autorização para usar informações como a sua localização, você será avisado quando o app compartilhar dados de localização com terceiros. Assim, é possível tomar uma decisão consciente antes de conceder acesso.

Confira hoje mesmo o Android 14

Conheça as novidades do Android 14
(Reprodução/Internet)

Em breve, novos aplicativos de comunicação estarão disponíveis no Android Auto. Com a chegada dos apps Webex by Cisco e Zoom, será possível iniciar ou participar de reuniões online por áudio, além de conferir reuniões agendadas – tudo isso diretamente na tela do carro. As chamadas ativas podem ser controladas pelo Android Auto. Com isso, é possível mutar o microfone quando necessário ou encerrar a chamada quando ela chegar ao fim.

O Android 14 tem mais uma porção de recursos incríveis, como enquadramento automático para chamadas de vídeo, acesso aos controles do Google Home num único clique, melhorias de desempenho, etc. Para mais informações sobre esse lançamento, acesse aqui.

A novidade começa a ser lançado hoje para aparelhos Pixel com suporte para essa versão. Até o final do ano, ele estará disponível em mais aparelhos que as pessoas adoram, de marcas como Samsung Galaxy, iQOO, Nothing, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo e Xiaomi.

 

Compartilhe seu amor
Redação
Redação
Artigos: 45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *