Como já era esperado, a Google anunciou a sua nova versão do sistema operativo Android Wear. Esta é a versão 2.0 e traz consigo novas funcionalidades que de certo irão agradar os utilizadores de smartwatches. Dois dos primeiros smartwatches a correrem esta versão já são conhecidos, o LG Watch Sport e o LG Watch Style.
Uma das novas funcionalidades deste Android Wear é a possibilidade de personalizar o aspecto do smartwatch, que poderá exibir diferentes informações de várias aplicações. A selecção desta personalização permite ainda uma mudança rápida entre ecrãs com apenas o deslizar do dedo. Isto irá permitir que os utilizadores tenham vários ecrãs definidos e prontos para cada tipo de actividade.
Esta nova versão traz ainda uma navegação mais simples pela interface, simplificando a experiência de utilização. Ao deslizar o dedo para o lado desliga o ecrã, enquanto que se deslizar para cima irão aparecer as notificações, se quiser ver as definições apenas terá de deslizar o dedo para baixo. Se pressionar o botão principal do smartwatch irá ver a lista de aplicações e se continuar a pressionar durante algum tempo irá iniciar o Google Assistant.
Para além disso, será também possível rodar a moldura do relógio, para aceder a algumas funcionalidades.
No que diz respeito ao Google Assistant, esta integração permite que os utilizadores usem mais comandos de voz para mais funções, como adicionar items à sua lista de compras, adicionar lembretes ao calendário, fazer reservas em restaurantes e até mesmo controlar os dispositivos inteligentes que tenham em casa. Tudo isto sem esquecer ainda que o Google Assistant poderá ajudar o utilizador com respostas a algumas perguntas, a responder a algumas mensagens e ainda por exemplo na condução com GPS.
Este Android Wear 2.0 apresenta a novidade dos pagamentos móveis neste segmento do mercado. Assim sendo, os smartwatches que correrem esta versão irão suportar pagamentos móveis com Android Pay, através do chip de NFC. Para efectuar o pagamento, se isso for possível, apenas terá de ter o smartwatch junto ao terminal de pagamento até a transacção estar aprovada. Depois poderá ver todos os detalhes no seu smartwatch e ver compras anteriores.
As melhorias nas notificações são também uma novidade bem-vinda. Agora, quando receber uma notificação, esta já não irá ocupar a maior parte do ecrã e terá agora uma cor predefinida dependendo da notificação que receber. Assim sendo, por exemplo, o Hangouts será verde e o Gmail vermelho e as notificações irão aparecer sob a formar de ícone pequeno. A UI é agora mais escura o que promete ajudar na poupança de bateria.
Normalmente, os utilizadores de um smartwatch não o usam apenas para as tarefas diárias mas também para o exercício físico. Assim, não foi uma grande surpresa a Google ter dedicado algum tempo a melhorar o Google Fit. A nova API de reconhecimento de actividade permite que às aplicações detectar quando os utilizadores estão a fazer alguma actividade, como correr ou andar de bicicleta.
Também as aplicações de terceiros de fitness têm agora um melhor acesso aos dados de fitness guardados no dispositivo. Estas aplicações podem trocar informações através de aplicações Google Fit, o que significa uma melhorada monitorização do exercício físico.
Enviar e escrever mensagens será agora mais fácil. A versão 2.0 tem agora suporte para escrita à mão, escrita com o teclado e para a funcionalidade de Smart Reply. Esta última usa os algoritmos de aprendizagem da Google e dá ao utilizador três respostas predefinidas. À medida que o usuário usa esta funcionalidade, o Smart Reply irá aprender e melhorar as respostas.
Fonte: Android-Emotions