Conheça as novidades do novo Android Wear 2.0, fique por dentro de tudo sobre essa nova atualização!

Como já era esperado, a Google anunciou a sua nova versão do sistema operativo Android Wear. Esta é a versão 2.0 e traz consigo novas funcionalidades que de certo irão agradar os utilizadores de smartwatches. Dois dos primeiros smartwatches a correrem esta versão já são conhecidos, o LG Watch Sport e o LG Watch Style.

Uma das novas funcionalidades deste Android Wear é a possibilidade de personalizar o aspecto do smartwatch, que poderá exibir diferentes informações de várias aplicações. A selecção desta personalização permite ainda uma mudança rápida entre ecrãs com apenas o deslizar do dedo. Isto irá permitir que os utilizadores tenham vários ecrãs definidos e prontos para cada tipo de actividade.

Android Wear 2.0
(Reprodução/Internet)

Esta nova versão traz ainda uma navegação mais simples pela interface, simplificando a experiência de utilização. Ao deslizar o dedo para o lado desliga o ecrã, enquanto que se deslizar para cima irão aparecer as notificações, se quiser ver as definições apenas terá de deslizar o dedo para baixo. Se pressionar o botão principal do smartwatch irá ver a lista de aplicações e se continuar a pressionar durante algum tempo irá iniciar o Google Assistant.

Para além disso, será também possível rodar a moldura do relógio, para aceder a algumas funcionalidades.

No que diz respeito ao Google Assistant, esta integração permite que os utilizadores usem mais comandos de voz para mais funções, como adicionar items à sua lista de compras, adicionar lembretes ao calendário, fazer reservas em restaurantes e até mesmo controlar os dispositivos inteligentes que tenham em casa. Tudo isto sem esquecer ainda que o Google Assistant poderá ajudar o utilizador com respostas a algumas perguntas, a responder a algumas mensagens e ainda por exemplo na condução com GPS.

Este Android Wear 2.0 apresenta a novidade dos pagamentos móveis neste segmento do mercado. Assim sendo, os smartwatches que correrem esta versão irão suportar pagamentos móveis com Android Pay, através do chip de NFC. Para efectuar o pagamento, se isso for possível, apenas terá de ter o smartwatch junto ao terminal de pagamento até a transacção estar aprovada. Depois poderá ver todos os detalhes no seu smartwatch e ver compras anteriores.

As melhorias nas notificações são também uma novidade bem-vinda. Agora, quando receber uma notificação, esta já não irá ocupar a maior parte do ecrã e terá agora uma cor predefinida dependendo da notificação que receber. Assim sendo, por exemplo, o Hangouts será verde e o Gmail vermelho e as notificações irão aparecer sob a formar de ícone pequeno. A UI é agora mais escura o que promete ajudar na poupança de bateria.

Normalmente, os utilizadores de um smartwatch não o usam apenas para as tarefas diárias mas também para o exercício físico. Assim, não foi uma grande surpresa a Google ter dedicado algum tempo a melhorar o Google Fit. A nova API de reconhecimento de actividade permite que às aplicações detectar quando os utilizadores estão a fazer alguma actividade, como correr ou andar de bicicleta.

Android Wear 2.0
(Reprodução/Internet)

Também as aplicações de terceiros de fitness têm agora um melhor acesso aos dados de fitness guardados no dispositivo. Estas aplicações podem trocar informações através de aplicações Google Fit, o que significa uma melhorada monitorização do exercício físico.

Enviar e escrever mensagens será agora mais fácil. A versão 2.0 tem agora suporte para escrita à mão, escrita com o teclado e para a funcionalidade de Smart Reply. Esta última usa os algoritmos de aprendizagem da Google e dá ao utilizador três respostas predefinidas. À medida que o usuário  usa esta funcionalidade, o Smart Reply irá aprender e melhorar as respostas.

Fonte: Android-Emotions

Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 694

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *