Google I/O 2016: saiba tudo o que aconteceu no primeiro dia do evento

 Na tarde desta quarta-feira (18) em Mountain View, na Califórnia, foi palco de mais um evento anual da Google para desenvolvedores, o Google I/O. A empresa apresentou diversas novidades que você confere aqui.
Android Studio 2.2
 Uma novidade que pegou alguns desenvolvedores de surpresa foi o lançamento da versão 2.2 do Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para dispositivos móveis da Google. O preview do Android Studio 2.2 já está disponível para download e traz algumas novidades para quem deseja desenvolver aplicativos para a plataforma Android.
Firebase
 Firebase é a nova aposta da Google para sua plataforma móvel unificada. Agora, o Firebase passa a integrar as outras ferramentas em nuvem do gigante e, sem perder as antigas funções, passa a absorver várias ferramentas de desenvolvimento, como o Google Cloud Messaging. 
Google Assistant
 A Google aprimorou o Now e agora apresentou ao mundo o chamado Google Assistant. Trata-se de uma assistente virtual aprimorada, com habilidades de conversação melhoradas, refinamento de resultados e a capacidade de “prever” as consultas dos usuários por meio de um contexto específico.
Allo e Duo
 Na área de comunicação, a Google apresentou duas novidades. A primeira, chamada Allo, é um novo aplicativo para troca de mensagens que trabalha em parceria com o Assistant para que o usuário possa interagir diretamente com o assistente virtual durante suas conversas no mensageiro. Se você estiver planejando uma viagem com seus amigos, por exemplo, pode pedir que o Assistant sugira restaurantes próximos ao seu local — tudo sem sair do bate-papo. Respostas inteligentes e automáticas, emojis e outros recursos também ajudam a tornar as conversas mais práticas e divertidas.
 Já o Duo é um aplicativo integrado que permite a realização de videochamadas mais rápidas e seguras, mesmo em redes mais lentas. Um detalhe é que app mostra um vídeo ao vivo do autor da chamada antes mesmo que você a atenda.
Google Allo
Android N
 Um dos assuntos mais aguardados do Google I/O deste ano, o Android N. Hoje a empresa compartilhou alguns detalhes sobre o que está vindo na próxima versão do seu sistema operacional, incluindo melhor desempenho gráfico, redução no consumo de bateria e armazenamento, notificações simplificadas, emojis atualizados e etc. Uma versão beta do Android N já está disponível para download.
  A Google optou esse ano em não escolher o nome do Android N, deixando essa missão para o público. Portanto, se você quiser ajudar a escolher o nome, é só entrar no site dar sua opinião. 
Daydream
 A Google lançou o Daydream, uma plataforma própria para realidade virtual mais robusta que o Cardboard. Aqui, o foco está em headsets voltados exclusivamente para smartphones que rodam Android.
 Para garantir a melhor experiência ao usuário, a Google vai disponibilizar um recurso chamado Android VR Mode, que virá instalado no Android N. Games também farão parte do catálogo de programas compatíveis com o Draydream. Pelo menos dez desenvolvedoras já foram confirmadas, entre elas a Ubisoft e a Electronic Arts.
Google Home
 Trata-se de um dispositivo que usa os recursos de voz do novo Assistant para comandar casas inteligentes. O morador conversa com o produto, que, por sua vez, é capaz de tocar músicas pelo Play Music ou Spotify, assistir a vídeos no YouTube com a possibilidade de enviar esses clipes para uma televisão, regular a temperatura interna da residência por meio do termostato Nest ou até mesmo solicitar um carro pelo Uber.
 O dispositivo ainda não possui data de lançamento ou preço, mas espera-se que ele comece a ser comercializado ainda neste ano.
Android Wear 2.0
 O update do sistema operacional para dispositivos vai trazer uma experiência de usuário melhorada. Aplicativos independentes poderão ser usados sem a ajuda de um smartphone, por exemplo.
A previsão de lançamento do Android Wear 2.0 é para setembro.

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...