Lula inaugura graduação do IMPA no Porto Maravalley nesta terça (2)

IMPA Tech inicia ano letivo no Rio de Janeiro

IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), será inaugurado nesta terça-feira (2), em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A abertura marcará o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento será na sede do IMPA Tech, no Porto Maravalley, às 9h.

“Temos a ambição de construir uma escola única, que seleciona os estudantes entre os mais talentosos do Brasil, através das olimpíadas de conhecimento, e oferece a melhor formação para enfrentar os desafios da tecnologia e inovação dos nossos dias. Queremos transformar o mundo por meio das aplicações da matemática”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Lula inaugura graduação do IMPA no Porto Maravalley nesta terça (2)
(Reprodução/Internet)

Gratuito e inovador, o IMPA Tech pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho. Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede completamente reformada pela prefeitura do Rio, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com recursos do governo federal, a graduação contará com investimentos de R$ 18,7 milhões, no primeiro ano. Para atrair alunos de todo o país, o IMPA Tech oferece alojamento estudantil para os maiores de 18 anos, graças a parceria com a Prefeitura do Rio, e apoio financeiro.

O processo seletivo dos alunos considerou o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior do Brasil com mais de 18 milhões de participantes, e a nota de matemática do Enem, além de entrevistas virtuais. O IMPA Tech destina vagas à ampla concorrência e prevê reserva para candidatos de diferentes grupos de cotas.

Lula inaugura graduação do IMPA no Porto Maravalley nesta terça (2)
(Reprodução/Internet)

Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação  começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

 

Aula Magna com André Street e Auana Mattar

No dia seguinte à abertura oficial, na quarta-feira (3), o IMPA Tech receberá André Street, co-fundador e presidente da Stone, e Auana Mattar, Chief Information Officer (CIO) da TIM para a Aula Magna Inaugural. Os convidados farão palestras para os alunos sobre suas trajetórias, novas tecnologias, empreendedorismo e inovação. O objetivo é inserir os estudantes já na chegada a um ambiente estimulante para criar e inovar.

Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 687

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *