O Instagram apresentou nesta quarta-feira (11), seu novo logo e sua nova interface, que deve ser liberado imediatamente para substituir a antiga versão. O mesmo vale para os aplicativos auxiliares, como o Layout, Boomerang e Hyperlapse.
A rede social afirma que a ideia foi tornar todo o visual de suas plataformas mais simples, de forma a não roubar atenção das fotos que, essas sim, são o foco central da plataforma.
Essa mudança interfere no design da interface. Sai a velha barra azul na parte superior da tela, entra uma versão branca, como o restante do layout da rede social, com links e ícones em preto. Permanecem em laranja as notificações de curtidas, mensagens e novos seguidores, que ainda aparecem na parte inferior da tela. Os botões também não foram alterados e permanecem nos mesmos lugares.
Essa é a primeira mudança visual drástica pela qual o Instagram se submete desde sua fundação, em 2011. De acordo com Ian Spalter, diretor de design da empresa, a adição de cores e a modificação nos ícones e interfaces reflete a mudança pela qual a rede social passou desde sua abertura, deixando de ser apenas um local para mostrar fotos para os outros e se tornando um ambiente diversificado, no qual os usuários podem encontrar gente com interesses em comum, acompanhar eventos e celebridades.
Mensagem (traduzida) publicada no perfil do Instagram no próprio Instagram: “Hoje nós estamos introduzindo um novo visual. Você verá um ícone e designer do aplicativo atualizado. Inspirado no ícone do aplicativo anterior, o novo representa uma câmera mais simples e o arco-íris vive em forma de gradiente. Você também verá ícones atualizados para nossos outros aplicativos criativos: Layout, Boomerang e Hyperlapse. Fizemos melhorias à forma como o aplicativo Instagram aparece no interior também. O design mais simples coloca mais foco em suas fotos e vídeos sem alterar como você navegar no app. A comunidade Instagram tem evoluído ao longo dos últimos cinco anos a partir de um lugar para compartilhar fotos filtradas para muito mais uma comunidade global de interesses, que compartilham mais de 80 milhões de fotos e vídeos por dia. Nosso olhar atualizado reflete como vibrante e diversa a sua narrativa tornou-se obrigado por dar esta comunidade a sua vida e cor. Você faz do Instagram um lugar para descobrir a maravilha do mundo. Cada foto e vídeo a partir das pequenas coisas para a mais épica, abre uma janela para as pessoas a ampliarem suas experiências e se conectar de novas maneiras.”
A atualização já está disponível para Android e iOS e deve ser disponibilizada em ondas.