Principais Armadilhas na Montagem de um PC: Como Evitá-las

De refrigeração fraca de sistemas a instalação de CPU de maneira errada, fuja dos equívocos mais comuns quando for realizar a montagem de seu equipamento

Montar um PC é uma opção comum entre quem está procurando economizar na hora de investir em um sistema. E além do fator financeiro, a montagem também é algo que é levada em conta por quem deseja uma máquina com configurações personalizadas. Muitas etapas precisam ser consideradas na hora de optar por montar um PC por conta própria, desde escolher os componentes até instalar todos os programas depois que a montagem for realizada. Então, quais são os principais erros cometidos na montagem de um PC e como evitá-los?

Um dos equívocos mais conhecidos é comprar um suprimento de energia de má qualidade. Quando o momento de comprar este componente chega, é necessário ter uma ideia de quanta energia o hardware vai precisar. “É recomendado comprar uma voltagem um pouco maior da que se pretende usar”, afirma Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston Brasil. Outro erro comum é escolher componentes que não são compatíveis entre eles. Há algumas maneiras de descobrir se seu componente é compatível, e a mais fácil é adicionar todas as partes desejadas na ferramenta PCPartPicker, que identifica eventuais problemas de incompatibilidade. Para produtos Kingston, por exemplo, é possível encontrar a compatibilidade de componentes para PC no próprio site da marca.
Pensar na refrigeração do sistema também é muito importante ao executar a montagem de um PC. “A instalação de ventiladores ajuda a remover todo o ar quente do gabinete para que a built esteja sempre com uma temperatura saudável”, ressalta Iuri. Entretanto, é necessário tomar cuidado para instalar os ventiladores da forma correta. Se os ventiladores forem comprados já instalados, isso não deve ser um problema, mas se for preciso adicioná-los ao seu sistema, é preciso se certificar de que eles estejam posicionados da forma adequada para que o ar flua na direção correta.

Dicas para montar um PC corretamente
Memória DRAM Kingston FURY Beast, versão DDR4. Crédito: Divulgação

Se for instalar um número par de módulos de memória, o que é sempre recomendado, coloque-os espaçados. O manual de toda placa-mãe possui as informações sobre em quais slots os módulos de memória precisam ser instalados. Além disso, se a memória para jogos for instalada corretamente, você ouvirá um clique. Instalar sua CPU incorretamente pode danificar ou quebrar os pinos, dependendo de quanta força é utilizada. Uma CPU sempre terá marcações em um canto que deve combinar com outras na placa para mostrar a maneira correta de se instalar.
Para conhecer com mais detalhes os erros mais comuns na hora de montar um PC, acesse o Blog Oficial da Kingston.

Compartilhe seu amor
Redação
Redação
Artigos: 45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *