Na Semana Mundial do Meio Ambiente, saiba mais sobre as características dos novos notebooks premium da Samsung que contribuem com a preservação ambiental
A Samsung tem um compromisso de responsabilidade ambiental para reduzir seu impacto no planeta. Com ações para estimular o descarte adequado de resíduos orgânicos e a reciclagem dos mesmos, e metas específicas para reduzir a pegada ambiental, a empresa também tem aplicado estratégias de sustentabilidade na produção de seus smartphones, tablets e notebooks, como é o caso da linha Galaxy Book3, recém lançada no Brasil. Nesta Semana Mundial do Meio Ambiente, conheça em detalhes as práticas da Samsung trabalha para um planeta cada vez mais saudável.
Sustentabilidade em Notebooks e Smartphones
Não é de hoje que a Samsung vem aplicando materiais reciclados no desenvolvimento de seus produtos. Este é o caso dos smartphones Galaxy S23 5G, lançados no início de 2023, e do novo notebook premium da linha Galaxy Book3, o Galaxy Book3 Ultra, que chegou ao mercado brasileiro no dia 31 de maio. O modelo conta com componentes feitos de plásticos reciclados pós-consumo, provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas de tereftalato de polietileno (PET).
A empresa já adota a prática de utilizar componentes reciclados desde os tablets da linha Galaxy Tab S8 5G, dos notebooks da linha Galaxy Book2 Pro e dos smartphones Galaxy S22 5G, lançados no início do ano passado. O uso de componentes feitos a partir de redes de pesca é uma importante iniciativa para contribuir com a saúde dos oceanos, uma vez que, ao serem descartadas, esses resíduos podem gerar grandes ameaças à vida marinha.
E além de utilizar materiais reciclados nas teclas dos dispositivos e nas tampas da S Pen, a Samsung também entrega algoritmos que estendem os ciclos de vida da bateria nos notebooks da linha Galaxy Book. Dessa forma, é possível reduzir o uso de energia em standby e a necessidade de substituições frequentes da bateria.
Descarte adequado com o Samsung Recicla
Além de criar produtos com componentes reciclados, a Samsung também se preocupa em estimular o processo de reciclagem de resíduos eletrônicos, que podem causar grande impacto negativo no planeta se descartados de maneira incorreta. Pensando nisso, a empresa conta, desde 2017, com um programa de logística reversa que dá ao consumidor a possibilidade de descartar produtos quebrados ou sem uso de maneira simples e sem custos. O Samsung Recicla facilita o descarte de produtos eletrônicos de pequeno, médio e grande porte.
Urnas de coleta estão disponíveis em todas as lojas Samsung do Brasil, para que as pessoas possam descartar resíduos menores, como baterias, fones de ouvido, smartwatches, tablets, notebooks e smartphones que não usam mais. Já para o descarte de produtos de grande porte, como refrigeradores, lavadoras, fogões, eletrodomésticos em geral e televisores acima de 40 polegadas, o consumidor pode solicitar a coleta em sua própria residência.
A Samsung ainda criou o mini jogo ECO Run S23, na House of SAM, no Metaverso, que reforça a estratégia de sustentabilidade aplicada na linha Galaxy S23 5G. No jogo, os participantes devem buscar por materiais recicláveis e destiná-los corretamente ao processo de reciclagem.
Para garantir a destinação adequada dos materiais descartados, a Samsung conta com prestadores de serviços altamente qualificados e devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes. Depois de retirados nos pontos de coleta, os dispositivos passam por um rígido processo de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes, para que as matérias-primas sejam reinseridas na cadeia produtiva. Saiba mais sobre o programa acessando o site: samsung.com/br/support/programa-reciclagem.
Galaxy For The Planet
Anunciado em 2021 como uma plataforma de sustentabilidade para a área de dispositivos móveis da Samsung, o Galaxy For The Planet é composto por uma série de metas com foco em sustentabilidade que devem ser cumpridas até o ano de 2025 para reduzir a sua pegada ambiental no planeta. Com iniciativas que vão desde a criação até o descarte de produtos eletrônicos, a empresa entende que as práticas em sustentabilidade passam por todo o seu processo de comercialização e são importantes ferramentas para construir um futuro melhor para as comunidades em todo o mundo.
As metas do Galaxy For The Planet são: incorporar materiais reciclados em todos os novos produtos móveis, eliminar todos os plásticos das embalagens de dispositivos móveis, reduzir o consumo de energia no modo de espera de todos os carregadores de smartphone para menos de 0,005W e atingir zero descarte em aterros. Tudo isso até o ano de 2025.
“A Samsung tem trabalhado fortemente em suas iniciativas de sustentabilidade e os últimos produtos lançados pela companhia refletem bem essa prática. Acreditamos, porém, que nosso compromisso com o planeta vai muito além da criação de produtos sustentáveis. Queremos também trazer cada vez mais serviços com foco em sustentabilidade para estimular as pessoas a adotarem hábitos e uma mentalidade ambientalmente responsável. Essa mentalidade já foi adotada internamente, e agora queremos compartilhá-la com o mundo”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil.