Para muitos consumidores, os smartphones estão cada vez mais caros. No entanto, o mercado indiano deve receber em breve modelos de US$ 30 (R$ 96) ou até mais baratos. Mas será mesmo que esses aparelhos compensam pela fixa de preço? Na Índia, devido a sua mão de obra barata e muitos incentivos do governo, eles são capazes de lançar aparelhos com um bom custo benefício. No ano de 2016, uma empresa Indiana lançou o smartphone mais barato do mundo, custando apenas 4 dólares, um aparelho com características bastante satisfatórias pelo preço anunciado. Hoje você pode adquirir o Ikon 4 na Amazon por aproximadamente 155 reais com o frete incluso, devido aos impostos pagos.
Segundo reporta o Economic Times, o governo da Índia se reuniu com fabricantes de celulares locais, incluindo Micromax, Intex, Lava e Karbonnv, para negociar a possibilidade de reduzir o preço-alvo dos smartphones.
Atualmente, a Índia tem mais de 260 milhões de usuários de smartphones e a previsão é de que os fabricantes locais vendam de 20 milhões a 25 milhões de smartphones nos próximos meses. A Índia, junto com a China, é capaz de anunciar aparelhos com preços bem abaixo do mercado e com uma qualidade surpreendente.