Android N: Novidades da nova versão do sistema

O Google surpreendeu a todos com a distribuição das primeiras imagens para desenvolvedores do Android N. O Android N Developers Preview já está disponível no canal de desenvolvedores da empreOuaiba quais novidades fazem parte da primeira beta do novo SO a seguir.
Antes de ficar muito animado com as novidades é preciso lembrar que o Android M Developer Preview passou por várias modificações até chegar em sua versão final, então nada ainda é definitivo. Na verdade, o objetivo da liberação precoce desta versão beta parece ser a de reunir o máximo de retorno possível, de modo a entregar um sistema mais sólido e estável na versão final.
Responder mensagens pela barra de notificações
Podemos dizer que essa função é a que mais lembra o iOS no Android N. Agora, mensagens poderão ser respondidas a partir da tela de bloqueio, pela própria notificação. Com isso, o usuário não precisará mais sair do aplicativo para responder alguma mensagem.
Menu hambúrguer entre as configurações do sistema
O menu hambúrguer foi definitivamente incorporado as configurações, agora quando o usuário estiver no menu do Wi-Fi, por exemplo, poderá alternar entre as outras opções de configurações do sistema utilizando o menu lateral esquerdo. 
Esse menu, o hambúrguer, ja é padrão em aplicativos do Google. Portanto, faz todo o sentido tê-lo por padrão no Android N.
Nova função de multi-janela
No Android N, o recurso está, aparentemente, pronto para chegar à versão final. A imagem abaixo mostra o recurso, que funciona em tablets e telefones.
Como a maioria das grandes mudanças de plataforma, os desenvolvedores terão de optar pelo modo de divisão da tela para que seus apps rodem perfeitamente, adicionando um novo atributo chamado: resizableActivity, para que seus aplicativos funcionem perfeitamente.
Este atributo permite aos desenvolvedores especificarem as dimensões mínimas permitidas ao se redimensionar o app, determinando ainda se o redimensionamento será imediato ou se será necessário reiniciar o aplicativo com as novas dimensões. Há também um novo modo de “picture in picture”, que presumivelmente transforma aplicações em pequenas janelas flutuantes.
Novo painel de notificações
O painel de notificação foi totalmente redesenhado, alinhando perfeitamente com vazamentos anteriores. Controles de energia agora vivem na parte superior do painel de notificação, e no final há um botão expansível no estilo drop-down. Agora você pode responder diretamente a partir de uma notificação sem ter que abrir o aplicativo, um recurso que usa a mesma API Remote Input do Android Wear, e vários aplicativos já são compatíveis com ele.
As notificações agora podem também ser “empilhadas” otimizando o espaço na área de notificações. Os desenvolvedores podem optar por colocar as notificação de um mesmo aplicativo empilhadas em uma única linha; tocando no novo botão de expansão ou usando um gesto de dois dedos, em seguida, é possível expandir as notificações agrupadas.
Modo Doze aprimorado
O modo de economia de energia “Doze” do Google foi melhorado no Android N. Anteriormente o recurso só funcionava quando o telefone estava em repouso, mas agora o Google diz que o “Doze adicionalmente economiza bateria sempre que a tela desliga-se.” Nós ainda vamos ter que testar o novo sistema para ver realmente o quanto é que os novos recursos irão impactar no consumo de energia no uso diário.
O Google também diz que tem trabalhado no “Projeto Svelte,” fazendo o Android rodar com maior facilidade em dispositivos mais inferiores.
Programa Android Beta
Outra novidade revelada trata-se do programa para desenvolvedores receberem em primeira mão as atualizações para versões beta do sistema do Google, atualizações que seriam distribuídas over-the-air, eliminando a necessidade de cabos e de instalação manual das imagens do sistema.
Essas foram apenas algumas das novidades do Android N, e muitas outras melhorias podem ter sido implementadas, ou ainda podem vir a integrar a versão final. Por enquanto a gaveta de aplicativos ainda permanece, embora rumores sugiram que ela possa desaparecer no futuro.
Versão beta do Android N
Apenas os aparelhos da linha Nexus podem receber a versão prévia do Android N. Abaixo, você confere quais são os modelos Nexus que suportam a prévia 1 do Android 7.0:
-Nexus 5X
-Nexus 6
-Nexus 6P
-Nexus 9
-Nexus Player
-Pixel C
Como de costume, a versão Developer Preview não tem um nome específico, ainda é apenas “Android N”. No entanto, Hiroshi Lockheimer, o chefe do Android, vem atiçando a curiosidade dos amantes do Android, fazendo piadas sobre o possível “Android Nutella”, mas sem nada de confirmação ainda. Mais novidades deverão ser apresentadas durante o Google I/O 2016, que acontece em maio deste ano.
Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 694

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *