Android N: Novidades da nova versão do sistema

O Google surpreendeu a todos com a distribuição das primeiras imagens para desenvolvedores do Android N. O Android N Developers Preview já está disponível no canal de desenvolvedores da empreOuaiba quais novidades fazem parte da primeira beta do novo SO a seguir.
Antes de ficar muito animado com as novidades é preciso lembrar que o Android M Developer Preview passou por várias modificações até chegar em sua versão final, então nada ainda é definitivo. Na verdade, o objetivo da liberação precoce desta versão beta parece ser a de reunir o máximo de retorno possível, de modo a entregar um sistema mais sólido e estável na versão final.
Responder mensagens pela barra de notificações
Podemos dizer que essa função é a que mais lembra o iOS no Android N. Agora, mensagens poderão ser respondidas a partir da tela de bloqueio, pela própria notificação. Com isso, o usuário não precisará mais sair do aplicativo para responder alguma mensagem.
Menu hambúrguer entre as configurações do sistema
O menu hambúrguer foi definitivamente incorporado as configurações, agora quando o usuário estiver no menu do Wi-Fi, por exemplo, poderá alternar entre as outras opções de configurações do sistema utilizando o menu lateral esquerdo. 
Esse menu, o hambúrguer, ja é padrão em aplicativos do Google. Portanto, faz todo o sentido tê-lo por padrão no Android N.
Nova função de multi-janela
No Android N, o recurso está, aparentemente, pronto para chegar à versão final. A imagem abaixo mostra o recurso, que funciona em tablets e telefones.
Como a maioria das grandes mudanças de plataforma, os desenvolvedores terão de optar pelo modo de divisão da tela para que seus apps rodem perfeitamente, adicionando um novo atributo chamado: resizableActivity, para que seus aplicativos funcionem perfeitamente.
Este atributo permite aos desenvolvedores especificarem as dimensões mínimas permitidas ao se redimensionar o app, determinando ainda se o redimensionamento será imediato ou se será necessário reiniciar o aplicativo com as novas dimensões. Há também um novo modo de “picture in picture”, que presumivelmente transforma aplicações em pequenas janelas flutuantes.
Novo painel de notificações
O painel de notificação foi totalmente redesenhado, alinhando perfeitamente com vazamentos anteriores. Controles de energia agora vivem na parte superior do painel de notificação, e no final há um botão expansível no estilo drop-down. Agora você pode responder diretamente a partir de uma notificação sem ter que abrir o aplicativo, um recurso que usa a mesma API Remote Input do Android Wear, e vários aplicativos já são compatíveis com ele.
As notificações agora podem também ser “empilhadas” otimizando o espaço na área de notificações. Os desenvolvedores podem optar por colocar as notificação de um mesmo aplicativo empilhadas em uma única linha; tocando no novo botão de expansão ou usando um gesto de dois dedos, em seguida, é possível expandir as notificações agrupadas.
Modo Doze aprimorado
O modo de economia de energia “Doze” do Google foi melhorado no Android N. Anteriormente o recurso só funcionava quando o telefone estava em repouso, mas agora o Google diz que o “Doze adicionalmente economiza bateria sempre que a tela desliga-se.” Nós ainda vamos ter que testar o novo sistema para ver realmente o quanto é que os novos recursos irão impactar no consumo de energia no uso diário.
O Google também diz que tem trabalhado no “Projeto Svelte,” fazendo o Android rodar com maior facilidade em dispositivos mais inferiores.
Programa Android Beta
Outra novidade revelada trata-se do programa para desenvolvedores receberem em primeira mão as atualizações para versões beta do sistema do Google, atualizações que seriam distribuídas over-the-air, eliminando a necessidade de cabos e de instalação manual das imagens do sistema.
Essas foram apenas algumas das novidades do Android N, e muitas outras melhorias podem ter sido implementadas, ou ainda podem vir a integrar a versão final. Por enquanto a gaveta de aplicativos ainda permanece, embora rumores sugiram que ela possa desaparecer no futuro.
Versão beta do Android N
Apenas os aparelhos da linha Nexus podem receber a versão prévia do Android N. Abaixo, você confere quais são os modelos Nexus que suportam a prévia 1 do Android 7.0:
-Nexus 5X
-Nexus 6
-Nexus 6P
-Nexus 9
-Nexus Player
-Pixel C
Como de costume, a versão Developer Preview não tem um nome específico, ainda é apenas “Android N”. No entanto, Hiroshi Lockheimer, o chefe do Android, vem atiçando a curiosidade dos amantes do Android, fazendo piadas sobre o possível “Android Nutella”, mas sem nada de confirmação ainda. Mais novidades deverão ser apresentadas durante o Google I/O 2016, que acontece em maio deste ano.

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/u0264235/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743