Confira dicas para aumentar o sinal da sua rede Wireless!

Com o avanço da tecnologia, houve também um certo aumento da população que tem acesso a ela, uma dessas tecnologias que ficaram bastante populares são as redes wi-fi, em praticamente qualquer lugar hoje em dia encontramos essas redes sem fio que nos permitem nos conectar com o mundo da internet, porém não é difícil encontrar pessoas que tem problemas com sua internet em casa que vão desde o alcance do sinal baixo a intermitência do sinal ou o mau funcionamento geral da rede.

Nesta matéria vamos dar algumas dicas para ter uma boa experiência wifi em sua casa ou estabelecimento.

1: Procure colocar o roteador em locais altos (alguns modelos permitem a fixação do dispositivo na parede) para uma melhor propagação do sinal, também é interessante colocar o equipamento o mais próximo do centro da casa possível, assim você fará com que o sinal se distribua quase igualmente para todos os cômodos

2: Verifique a qualidade do equipamento fornecido pela sua operadora: Pesquise o modelo do roteador fornecido pela sua operadora, normalmente elas não costumam oferecer modelos de muita potência e talvez o equipamento instalado em sua residência não tem sinal suficiente para cobrir a casa ou a quantidade de usuários conectados. Nestes casos é recomendado a compra de outro roteador ou até de um repetidor, mas cuidado, é preciso pesquisar bastante antes de escolher o modelo adequado, coisas como a frequência em que o dispositivo trabalha (2.4 e 5Ghz) e a velocidade da rede interna também são de extrema importância na hora de escolher um novo roteador.

3: Procure tirar de perto do roteador, coisas como telefone sem fio, micro ondas e objetos metálicos pois eles interferem na qualidade da rede de forma a deixá-la mais lenta e instável. Muita gente não sabe mas a cor verde também interfere no sinal wireless pois tem a mesma frequência.

4: Métodos para ampliação do sinal:

  • Powerline:
powe
(Reprodução/Internet)

Este método expande a sua rede através da rede elétrica da residência, você põe a “base” num local que tenha cobertura da internet e o aparelho que irá receber o sinal pode estar conectado em qualquer tomada que pertença a rede elétrica da casa, é uma solução a se considerar caso o local que queria internet não tenha quase nada de sinal,

  •  Repetidor Wireless:
repeate
(Reprodução/Internet)

Este método já é menos recente mas funciona muito bem caso o local onde queira internet tenha pelo menos um sinal intermediário do wi-fi mas você quer ampliá-lo para chegar a outros cômodos, por exemplo. Hoje em dia ele é bastante usado e por isso acabou ficando mais em conta.

5: Verificar se não existem vizinhos roubando seu sinal também é recomendável, para fazer isso existe um app gratuito para IOS e Android chamado Fing, que pode lhe ajudar a encontrar esses ladrões de wi-fi. Verifique também se o canal em que sua rede se encontra já não está poluído por redes vizinhas, para isso também existe um app chamado WiFi Analyzer, com ele você pode ver os canais de todas as redes próximas e assim configurar o canal menos poluído para sua rede através do menu de configuração do roteador.

6: Se você ja tentou de tudo e ainda não conseguiu fazer com que o WiFi chegasse à aquele cômodo, resta comprar antenas de mais potência para o seu roteador, isso caso ele tenha antenas removíveis, é de extrema importância olhar a quantidade de “dbi” da antena, isto significa o quanto de sinal ela vai oferecer para cobrir a área desejada. Como última e mais óbvia opção, você pode também colocar cabo de rede e levá-lo até a área desejada e a partir daí usar um roteador com uma configuração de IP diferente do principal, se o ip do seu roteador é 192.168.1.1, o roteador 2 deverá ter como IP o endereço 192.168.1.2 .

Extra: Em caso de problemas no aparelho, recomenda-se sempre verificar se o mesmo está utilizando a versão mais recente do software disponível, isso se ainda haver suporte da empresa para o modelo.

Se uma dessas dicas foi útil pra você, não se esqueça de compartilhar o site com seus amigos para que mais pessoas venham nos conhecer!

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/u0264235/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743