Estudantes gaúchos concluem programa do Instituto NET Claro Embratel

O Campus Mobile é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo do Instituto, que incentiva a formação de jovens talentos do ensino técnico e universitário

Os estudantes de Novo Hamburgo, Fabiane Kuhn e Vinícius Oliveira, e gravataiense Guilherme Ramoso chegaram de viagem na última semana e voltaram para casa repletos de novidades. Os estudantes estavam no Vale do Silício, nos EUA. Toda esta experiência aconteceu porque eles foram vencedores da 6ª edição do Campus Mobile, programa do Instituto NET Claro Embratel que revela jovens talentos em tecnologia, mobilidade e inovação. Os jovens foram convidados a conhecer o Vale do Silício com os outros vencedores das três categorias apresentadas no programa: Educação, Facilidades e Jogos.

Instituto NET (Reprodução/Internet)

Fabiane e Vinícius foram os vencedores na categoria Facilidades, junto com o estudante Guilherme Ramos. O projeto do grupo Raks – desenvolvido em formato de aplicativo – chega com uma proposta diferenciada para o plantio. “Nosso objetivo é aumentar a produtividade da cultura que o agricultor possuir. E, também, fazer um uso racional da água para a irrigação das plantas, tornando o agricultor mais consciente e protagonista em sua fazenda.” Afirma Fabiane.

O projeto foi escolhido devido à crise hídrica que ocorreu na cidade de São Paulo em 2014. Na época, pesquisamos a respeito do uso da água para descobrir o realmente estava acontecendo e entender a gravidade do problema. Descobriram que 70% da água do mundo é destinada a agricultura e enxergaram a possibilidade de desenvolver uma nova tecnologia que fosse financeiramente viável e impactasse o meio ambiente de forma positiva.

SOBRE A VIAGEM:

Instituto NET e Claro (Reprodução/Internet)

O cronograma de viagem foi escolhido para contribuir com o desenvolvimento das Startups vencedoras.  Os alunos conheceram pontos de fomento do conhecimento, de tecnologia e da inovação, como as sedes do Google, Twitter, Facebook e a Universidade de Stanford. “Participar dessa imersão nos deixou muito empolgados em continuar o desenvolvimento, ser mais ousado em algumas decisões e também abriu nossos olhos para participar de programas de aceleração/incubação no Vale do Silício.” conta Vinícius.

E, para aqueles que se interessarem, em outubro abrem as inscrições para a edição 2019. O Instituto NET Claro Embratel mantém o programa Campus Mobile para identificar, estimular e potencializar a formação de estudantes universitários na produção de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel. A iniciativa faz parte de uma série de propostas educacionais que traz ainda projetos como o Educonex@ao, NETLABTV e Dupla Escola.

Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 673

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *