Investigadores da empresa de segurança Check Point, revelaram uma nova falha que afeta dispositivos Android com processadores da Qualcomm. A nova falha de segurança com o nome QuadRooter, é na prática um conjunto de quatro vulnerabilidades que afetam mais de 900 milhões de smartphones e tablets. Nestes dispositivos estão incluídos o Galaxy S7 da Samsung, bem como o BlackBerry DTEK50, que se apresenta como o smartphone Android mais seguro do mundo.
Se usada, esta falha de segurança pode dar aos hackers controle completo do samrtphone ou tablet afetados. Isto inclui o acesso a informações pessoais e profissionais armazenadas no dispositivo. Para conseguir um controlo bem sucedido, tudo o que é necessário é levar o utilizador a instalar uma aplicação infectada que não exige permissões especiais.
A Qualcomm foi notificada sobre estas vulnerabilidades, encontradas em drivers de software da empresa, já em Abril deste ano. A empresa afirma que todos os bugs foram corrigidos e os patches foram entregues aos clientes. A correção de três vulnerabilidades já chegou às atualizações de segurança mensais lançadas pela Google. A vulnerabilidade restante será corrigida na atualização de Setembro.
É importante também referir que a Check Point lançou a aplicação QuadRooter Scanner gratuitamente na Google Play Store. Com esta aplicação pode confirmar se existem ou não estas vulnerabilidades no seu dispositivo.
Fonte: Android-Emotions