WWDC 2016: confira os principais anúncios feitos pela Apple no evento

 Na tarde desta segunda-feira (13), a Apple deu início à sua grande conferência anual para desenvolvedores, a WWDC 2016. Conforme esperado, o foco da empresa ficou voltado para os seus sistemas operacionais. 

iOS 10

 Craig Federighi, vice-presidente sênior de software da Apple, foi o responsável por apresentar a décima versão do SO mobile da Maçã, que trouxe novas formas de uso para o 3D Touch, incluindo notificações na tela de bloqueio que foi redesenhada. 

 A Siri também ficou mais inteligente, o aplicativo de fotos ganhou funções semelhantes à do concorrente Google, o app de chamadas telefônicas foi modificado e o iMessage também está de cara nova.  O iOS 10 estará disponível para os usuários no segundo semestre deste ano.

 macOS Sierra

 Uma das mudanças mais cantadas e aguardadas da Apple para a WWDC era o anúncio da mudança de nome do sistema operacional para desktops e laptops da empresa. A partir de agora, o OS X, que tinha esta nomenclatura há 15 anos, passa a se chamar macOS, seguindo o restante do padrão de nomes adotado pela Maça (tvOS, iOS e watchOS).

 Com a mudança de nome veio também a versão Sierra do software. Dentre as novidades está a chegada da Siri ao sistema operacional, algo que vai facilitar ainda mais o dia a dia de seus usuários. Outro destaque do novo macOS é a integração, a maior vista até agora no sistema da Apple. E essa integração acontece tanto com outros dispositivos da Maçã quanto com os serviços na nuvem. Além disso, agora, qualquer programa da Apple pode ser utilizado em várias abas, o que torna a navegação pelos conteúdos muito mais simples.

 O macOS Sierra ganha o primeiro Betapúblico já no mês de julho deste ano, com o lançamento para todos sendo realizado em setembro. 

watchOS 3

 A terceir atualização para o watchOS, sistema operacional utilizado nos relógios inteligentes da Apple também foi apresentada hoje. Uma grande novidade é que a nova versão promete ser até sete vezes mais rápida do que sua antecessora. 

 Além disso, o update traz alguns recursos de outros sistemas operacionais da Apple: o Dock e a Central de Controle. Novas funções também foram adicionadas para facilitar a vida dos usuários, incluindo um botão para chamadas de emergência para números como o 190.

 Uma prévia da nova versão do watchOS estará disponível a partir de hoje para os desenvolvedores, e a atualização chegará aos usuários finais em meados de setembro.

tvOS

 Além de colocar a plataforma tvOS no mesmo nível do iOS, MacOS e watchOS, ela apresentou novidades no app do controle remoto e introduziu os apps Sling, Molotov e Fox Sports na plataforma de TV.

 Com o update, os usuários poderão usar o app Remote para ter acesso a todas as funcionalidades, além da possibilidade de acessar o microfone para interagir com a Siri, abrir e pesquisar conteúdo no YouTube ou acessar os canais de TV.

Apple Pay na web

 Outro grande anúncio envolve o Apple Pay, que agora também está disponível na web. Já são inúmeras lojas de vários segmentos que aceitam o recurso e basta usar o Safari para realizar uma compra que será possível pagar com o sistema de pagamentos da Maçã.

 O processo é simples e rápido e tudo o que você precisa fazer é o login via Touch ID para concentrar mais pagamentos em sua conta da Apple. Além disso, o watchOS 3 também oferecerá suporte ao sistema de pagamento digital da Apple, dispensa o uso de smartphones para realizar transações.

Aplicativo Home

 Desenvolvido especialmente para o iOS 10, este novo aplicativo chamado Home vai funcionar como uma central única de controle para as casas inteligentes. 

Swit Playgrounds

Criado para ajudar crianças a aprender programação em iPads, o Swift Playgrounds conta com desafios, animações e lições simples para apresentar a linguagem por meio de uma interface gráfica divertida que lembra as plataformas de games. 

A versão final do Swift Playground será gratuita e estará disponível para o público juntamente com o iOS 10 em meados de setembro. 

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/u0264235/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743