Como realmente preservar a bateria do notebook

(Reprodução/Internet)

Notebooks vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado tecnológico, atualmente é possível ter a força de um baita computador de mesa em algo portátil e simples, porém, há uma questão que implica em toda grandiosidade de um notebook, a bateria. Este é um assunto peculiar que sofre com ideias antigas formadas por características antigas, e hoje no TecDuos, com ideias atuais e verdadeiras, você entenderá de fato como se deve preservar a vida útil da bateria do seu note.

Primeiramente, chegando direto ao ponto, as baterias de equipamentos tecnológicos gerais sofreram mudanças ao longo do tempo, as primeiras baterias com capacidade de recarga que existiram foram a bateria de Níquel, posteriormente, surgiram as atuais produzidas com íons de lítio.

Baterias de Níquel

Mina de Níquel

Esses tipos de baterias ainda estão presentes em modelos muito antigos de notebooks, celulares e outros. Seus pontos ruins são: a baixa capacidade de armazenamento de energia e o fato de sofrer com o chamado “efeito memoria” o famoso VICIAR, em que a bateria é carregada varias vezes antes de terminar sua carga existente, chegando uma hora que ela não conseguirá manter a carga por muito tempo até não consegui manter nada, coitada. Porem amigos, ISSO NÃO ACONTECE MAIS! Como citei, esses componentes sofreram mudanças ao longo do tempo, e então, após as baterias de níquel, surgiram as atuais de íons de lítio.

Bateria de íons de lítio (Li-lon)

(Reprodução/Internet)

Praticamente todo aparelho portátil atual ou nem tão atual assim, possuirá uma bateria de íons de lítio. Estas baterias além de possuírem duas vezes mais capacidade de carga, podem ser carregas sem o termino total sem que não sofram com efeito memória, ou seja NÃO VICIAM, mas também não duram para sempre; o que implica em sua defasagem, além do desgaste natural, será o termino de seus ciclos de carga (um ciclo seria toda vez que é carregada de mais ou menos entre 0% e 20% à 100%) que geralmente varia de 200 à 500 (ou até mais) ciclos, alem disso, o seu desuso por um grande período de tempo pode deixa-la não funcional.

(Reprodução/Internet)

Agora que compreendeste os tipos de baterias, suas épocas e poderes, e entendeu que atualmente só se fabricam aparelhos com baterias de íons de lítio, podemos nos redirecionar para o preservar a bateria de íons de lítio dos notebooks.

Quero que saiba que existem 2 tipos de usuários de notebook na questão da bateria:

1- Usuário ainda ignorantes: quando está em casa, retira o carregador assim que chega a 100% > usa o notebook só na bateria > espera o aviso do windows para colocar para recarregar. Quando sai de casa, vai com o notebook sem levar o carregador usa onde quer que for e espera a bateria zerar para parar de mexer.

2- Usuário sábio: quando está em casa, usa sempre que possível o notebook conectado a energia, mesmo se a carga está em 100%, quando sai, leva o notebook bonitinho com o carregador do lado, para onde quer que for mexer, poder ligar em uma tomada. Quando não é possível usar o carregador, faz tudo para preservar a duração e nunca deixa zerar.

Agora é muito simples, te explicarei como preservar a vida da bateria apenas destrinchando os tipos de usuário, vamos começar

Usuário ainda ignorante

(Reprodução/Internet)

Este é o tipo que você não deve ser, um usuário ainda ignorante, irá adoentar a sua bateria muito depressa e se frustará cedo. Como expliquei lá em cima, uma das coisas que danificam a bateria de íons de lítio é o termino dos ciclos de carga, e um usuário ainda ignorante, colocando o notebook para carregar sempre que o windows avisa e assim que chega a 100% retira da tomada, ira acabar com os ciclos de carga de sua bateria muito rápido.

Imagine um usuário ainda ignorante que tem uma bateria com mais ou menos 300 ciclos , ele usa fervorosamente a maquina o dia todo em casa ou não e cada dia que se passa, se vão 2 ciclos; de modo pratico, assim que chega a 100% saindo de 20 ou menos, puff! Lá se foi um ciclo… Matemática simples 300:2 = aproximadamente 150 dias ou 5 meses de bateria em bom estado para um usuário ainda ignorante, após esse período, seus ciclos acabam e ela começa “adoecer”,  vai perdendo sua capacidade de duração até você se ver como aquelas tias que só conseguem usar o note com o carregador (sem ofensas as tias, tias são muito legais). Muitas vezes são os usuários ignorantes que matam sua bateria e acusam ela de ter viciado.

Além disso acima, o usuário ainda ignorante permite que sua bateria zere quando sai sem levar o carregador ou até mesmo em casa, quando deixa o aviso do windows de lado e é surpreendido com o note desligando enquanto terminava de ver algum vídeo no YouTube, isso além de consumir mais um ciclo de carga pode matar de vez a bateria, uma vez que quando o sistema informa que a bateria acabou, ela ainda possui uma pequena carga para mante-la funcional, o usuário ainda ignorante que deixa por um bom tempo a bateria zerada, fará com que essa minima carga acabe e a bateria fica sem utilidade.

Usuário sábio

(Reprodução/Internet)

Procure ser um usuário sábio na vida, um usuário sábio sempre procura entender as coisas antes, ele procura no TecDuos, ele pesquisa, estuda e consequentemente obtêm os resultados corretos. Todo usuário sábio antes foi ignorante então não se preocupe em ter se enquadrado como o ignorante, pois se tornará sábio depois dessa matéria.

Largando esse drama… o usuário sábio é o que mais cuida de sua bateria e se você for inteligente, já deve ter percebido o porque disso; alguém que sempre que possível usa o notebook conectado na tomada e jamais deixaria sua carga zerar, não permitira que a bateria descarregue para abaixo de 100%, assim, não teria que recarrega-la e consequentemente não perderia ciclos, não perdendo ciclos a bateira durará muito mais ficando ruim somente depois de um bom tempo pelo desgaste natural, incrível não. Mas podem pensar: Nossa! Mas se eu deixar conectado mesmo quando chegar a 100% não danificaria a bateria? Já que ela ficaria recebendo energia mesmo não aguentando mais? Sim! De fato seria uma sobrecarga que prejudicaria, porém, os notebooks atuais e a própria bateria têm um sistema que impede o recebimento de energia quando está totalmente carregada, fazendo o notebook funcionar com a energia da tomada até que você tire.

(Reprodução/Internet)

Um usuário sábio sempre que pode está com o notebook conectado a tomada, quando não pôde, nunca deixa a bateria zerar e sempre sai com o carregador do lado. Seja sábio e preserve sua bateria ao máximo.

O calor e as baterias

(Reprodução/Internet)

Aqui apenas uma atenção, não exponha sua bateria de íons de lítio a altas temperaturas, isso aumentará o desgaste natural e pode ocasionar explosões. Por tanto, aconselho a não usar muito no colo ou na cama sem uma base, sempre manter a ventilação limpa… cuidados não só para a preservação da bateria. mas para toda a maquina.

Conclusão

Finalizando, é praticamente só isso que precisas entender sobre a preservação da vida útil da bateria do seu notebook, ainda digo que não quis em momento algum indicar modos de preservação da DURAÇÃO da bateria, como utilizar o brilho baixo, utilizar planos de economia e outros vários recursos, afinal sou a favor do uso direto na tomada e entendo que somente quando isso não é possível, esses modos econômicos são totalmente viáveis.

O TecDuos espera ter ajudado, qualquer dúvida sobre a matéria comente que teremos o prazer em responder, agradecemos a atenção, até a próxima, abraço!

 

Guilherme Alves

Um jovem apaixonado por tecnologia, que gosta de trazer ao seu público diversas novidades. Apresentador do canal TecDuos e Info Android.

Loading...