Projetos criados por alunos de escolas públicas no Solve for Tomorrow Brasil oferecem soluções para problemas da vida real

Relembre as iniciativas vencedoras da 10ª edição do programa de cidadania corporativa da Samsung, em celebração ao Dia Mundial da Juventude (30)

O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec, é conhecido por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem projetos inovadores com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A partir da iniciativa, os jovens participantes têm a oportunidade de fazer a diferença em suas comunidades, aplicando o conhecimento adquirido para além da sala de aula e criando soluções para problemas e demandas reais do dia a dia.

Para celebrar o Dia Mundial da Juventude (30), conheça as histórias dos vencedores nacionais da 10ª e mais recente edição do programa no Brasil.

Vencedores Nacionais da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil

Os alunos do Instituto Federal de Rondônia, em Porto Velho (RO), ficaram em primeiro lugar entre os vencedores nacionais da 10ª edição, com um protótipo multifuncional de baixo custo com ação antioxidante, fotoprotetora e repelente. A ideia surgiu para conscientizar a população sobre a importância do uso de produtos com fotoproteção na região, que é conhecida pela alta incidência solar, e a redução de casos de doenças transmitidas por insetos vetores, além de tornar esses produtos mais acessíveis. Além de repelente, antioxidante e fotoprotetor, o protótipo é feito com plantas de fácil acesso e substâncias menos agressivas ao meio ambiente.

Em segundo lugar entre os vencedores nacionais, ficou a equipe de alunos do Centro de Ensino Antero Câmara Penha, em Penalva (MA), que desenvolveu um protótipo de produção de biogás e biofertilizante como alternativa sustentável para o uso do gás tradicional. A ideia utiliza de uma vegetação conhecida como aguapé, típica da região, que é associada a outras biomassas locais, de forma a beneficiar a comunidade com baixo poder aquisitivo, além de reduzir a poluição causada pelo gás de cozinha.

Os estudantes do Centro de Ensino Casemiro de Abreu, em Tutóia (MA), ficaram em terceiro lugar com um protótipo de combustível sólido feito com casca de coco e serragem. O projeto desenvolvido pelos alunos visa utilizar cascas de coco e serragem para produzir um combustível sólido e de alto rendimento que pode ser usado em churrasqueiras, fogueiras, acampamentos e até em contextos de sobrevivência. O protótipo criado com material acessível e de baixo custo oferece chamadas altas por até 25 minutos, e tem como um diferencial a redução de resíduos sólidos danosos ao meio ambiente.

Sobre o Solve for Tomorrow

O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os finalistas da edição.

Participantes da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
(Reprodução/Internet)

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Compartilhe seu amor
Guilherme Alves
Guilherme Alves

Maranhense, fascinado pela tecnologia! Sou estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador do site e canal TecDuos, focado em notícias e análises de produtos no mundo da tecnologia. Trabalho com Edições de Vídeos, Web Designer e Marketing Digital. Sempre estou buscando obter soluções para os problemas em minha volta, adquirindo mais conhecimento em diversas áreas. Vamos embarcar juntos nessa?

Artigos: 687

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *